Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Lidiane Affonso de
dc.creatorFrank, Érica Hartwig
dc.creatorMedeiros, Aline Nunes da Cunha de
dc.date.accessioned2025-10-07T03:34:19Z
dc.date.available2025-10-07T03:34:19Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lidiane Affonso de; FRANK, Érica Hartwig; MEDEIROS, Aline Nunes da Cunha de. Importância do programa de tutorias na permanência e êxito acadêmico: perspectivas dos tutorandos. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17864
dc.description.abstractÉ perceptível que vivemos em um mundo multicultural, em que temos características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem distintas, logo, é de extrema importância que também nos espaços educacionais, essas diferenças sejam reconhecidas e respeitadas. Frente a atualidade, se faz ainda mais necessário sermos “cada vez mais, capazes de achar alternativas às habilidades básicas tradicionais e recursos disponíveis para atender às necessidades originais de cada um dos alunos” (Stainback, 2006). Nos espaços educacionais, a inclusão deve se perpetuar por todas as etapas, desde a educação infantil até o ensino superior. Nesse sentido, a Universidade Federal de Pelotas conta com o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para acompanhar os seus acadêmicos com deficiência, através do programa de tutorias, considerando as mesmas uma estratégia para a viabilização e promoção da inclusão no espaço acadêmico. O presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender como o programa de tutorias contribui para a permanência e o sucesso acadêmico dos alunos com deficiência, explorando as percepções dos tutorandos sobre o papel das tutorias no enfrentamento de barreiras acadêmicas, na promoção da inclusão e no fortalecimento de sua trajetória acadêmica. Constrói-se uma narrativa investigativa, utilizando como base teórica as reflexões de STAINBACK (2006), NUNES (2020) e a legislação brasileira específica para as pessoas com deficiência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPrograma de tutoriaspt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleImportância do programa de tutorias na permanência e êxito acadêmico: perspectivas dos tutorandopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples