| dc.creator | Oliveira, Lidiane Affonso de | |
| dc.creator | Frank, Érica Hartwig | |
| dc.creator | Medeiros, Aline Nunes da Cunha de | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-07T03:34:19Z | |
| dc.date.available | 2025-10-07T03:34:19Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Lidiane Affonso de; FRANK, Érica Hartwig; MEDEIROS, Aline Nunes da Cunha de. Importância do programa de tutorias na permanência e êxito acadêmico: perspectivas dos tutorandos. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17864 | |
| dc.description.abstract | É perceptível que vivemos em um mundo multicultural, em que temos características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem distintas, logo, é de extrema importância que também nos espaços educacionais, essas diferenças sejam reconhecidas e respeitadas. Frente a atualidade, se faz ainda mais necessário sermos “cada vez mais, capazes de achar alternativas às habilidades básicas tradicionais e recursos disponíveis para atender às necessidades originais de cada um dos alunos” (Stainback, 2006). Nos espaços educacionais, a inclusão deve se perpetuar por todas as etapas, desde a educação infantil até o ensino superior. Nesse sentido, a Universidade Federal de Pelotas conta com o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para acompanhar os seus acadêmicos com deficiência, através do programa de tutorias, considerando as mesmas uma estratégia para a viabilização e promoção da inclusão no espaço acadêmico. O presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender como o programa de tutorias contribui para a permanência e o sucesso acadêmico dos alunos com deficiência, explorando as percepções dos tutorandos sobre o papel das tutorias no enfrentamento de barreiras acadêmicas, na promoção da inclusão e no fortalecimento de sua trajetória acadêmica. Constrói-se uma narrativa investigativa, utilizando como base teórica as reflexões de STAINBACK (2006), NUNES (2020) e a legislação brasileira específica para as pessoas com deficiência. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Programa de tutorias | pt_BR |
| dc.subject | Permanência | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.title | Importância do programa de tutorias na permanência e êxito acadêmico: perspectivas dos tutorando | pt_BR |
| dc.type | conferenceObject | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |