Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Ursula Rosa da
dc.creatorSenna, Nádia da Cruz
dc.date.accessioned2025-10-08T10:49:02Z
dc.date.available2025-10-08T10:49:02Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationSENNA, N.C. ; SILVA, U. R. . Viradas pedagógicas e epistemológicas com o Grupo Caixa de Pandora. Cuadernos 265 Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, v. 265, p. 239-249, 2025. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=10265951. Acesso em: 4 out. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17901
dc.description.abstractO presente texto emerge da experiência coletiva de inserção das perspectivas feministas nos espaços de formação, desde a implantação do Grupo Caixa de Pandora: estudos em gênero, arte e memória (CNPq/UFPel, 2008). Ao longo desses muitos anos de atuação experimentamos abordagens mais flexíveis, dinâmicas e transgressoras para pleitear o reconhecimento das artistas, filósofas, educadoras, escritoras e historiadoras, entre muitas outras, cujas trajetórias e processos permanecem invisibilizados e/ou menosprezados por conta de modelos hegemônicos de relações de gênero. Viradas pedagógicas e epistemológicas se impõem para o enfrentamento de velhas e novas problemáticas, frente à necessidade de rever postulados e transcender limites, para instaurar um pensamento crítico, atitudes poéticas e processos sensíveis. A reflexão em torno das práticas segue os ensinamentos em prol da igualdade, liberdade e esperança propagados por bell hooks, Angela Davis, Mariana Gomes e Catherine Walsh.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniriojapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMulheres artistas e pensadoraspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.titleViradas pedagógicas e epistemológicas com o Grupo Caixa de Pandorapt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples