| dc.creator | Monteiro, Lívia Lempek Trindade | |
| dc.creator | Silva, Ursula Rosa da | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-08T10:49:20Z | |
| dc.date.available | 2025-10-08T10:49:20Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | MONTEIRO, Lívia Lempek Trindade; SILVA , Ursula Rosa da. Instaurar espaços de partilha: a formação de professores em artes visuais. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 61, n. 61, p. e1419, 2024. DOI: 10.19179/rdf.v61i61.1419. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1419. Acesso em: 4 out. 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17902 | |
| dc.description.abstract | O presente artigo parte dos percursos docentes tramados na disciplina de Estágio Curricular em artes visuais, ensaia e repensa a formação inicial de arte educadores/as a partir da instauração de espaços de partilha. A escrita provoca compreender a formação docente como lugar praticado (CERTEAU, 2014) e desdobra-se sobre as docências que constituem-se pelo ato de partilhar, pelo contágio, pelo [com]tato. Sendo assim, com inspirações na A/R/Tográficas (IRWIN, 2013), propõe-se instaurar espaços de partilha como prática de metodologias outras. Assim, hooks (2017); Freire (1987); Nóvoa (2014); Pereira (2016) entre outros autores que aqui são trazidos, estão relacionados a este momento de instauração da troca e da trama que colaborativamente vão constituindo os saberes e a constituição de si docente. Em primeiro momento trata-se do espaço de patilha por meio das narrações de si e do diálogo, por fim, discorre sobre o caráter relacional e coletivo da arte/educação na perspectiva da formação estética. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | FUNDARTE | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
| dc.subject | Espaços de partilha | pt_BR |
| dc.subject | Arte/Educação | pt_BR |
| dc.subject | Teacher training | pt_BR |
| dc.subject | Visual arts | pt_BR |
| dc.subject | Sharing spaces | pt_BR |
| dc.subject | Art/Education | pt_BR |
| dc.title | Instaurar espaços de partilha: a formação de professores em artes visuais | pt_BR |
| dc.title.alternative | Creating spaces for sharing: teacher training in the visual arts | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1419 | |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |