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dc.creatorCarone, Caroline Maria de Mello
dc.date.accessioned2025-10-14T23:10:39Z
dc.date.available2025-10-14T23:10:39Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationCARONE, Caroline Maria de Mello. Distúrbios do sono entre estudantes de uma universidade pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia) – Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18071
dc.description.abstractNão apresenta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEpidemiologiapt_BR
dc.subjectDistúrbios do sonopt_BR
dc.titleDistúrbios do sono entre estudantes de uma universidade públicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8343976163291761pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5322486498575710pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Bianca Del Ponte da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1145085314857747pt_BR
dc.description.resumoEste estudo faz parte do consórcio de Mestrado da turma 2017-2018 do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Objetivo: Investigar distúrbios do sono entre estudantes universitários. Métodos: Estudo transversal com calouros da Universidade Federal de Pelotas, com idade ≥18 anos. O questionário foi auto-aplicado, entre os meses de novembro de 2017 e junho de 2018, sendo respondido pelos alunos em sala de aula em tablets. As perguntas eram referentes ao mês anterior, e investigavam: duração insuficiente do sono (<6 horas/dia para <65 anos e <5 horas/dia para os demais), latência longa (>30 minutos), baixa qualidade auto-percebida (ruim/muito ruim), despertares noturnos (maioria das noites/sempre) e sonolência diurna (maioria dos dias/sempre). As variáveis independentes englobaram características sociodemográficas e comportamentais. Análises ajustadas foram feitas com regressão de Poisson. Resultados: Foram avaliados 1.865 estudantes. As prevalências (intervalo confiança 95%) encontradas foram: 32,0% (29,6-33,9%) para sono insuficiente nos dias de aula, 18,6% (16,8- 20,6%) para latência longa, 30,0% (28,0-32,2%) para baixa-qualidade auto-percebida, 12,7% (11,2-14,3%) para despertares noturnos e 32,2% (30,1-34,4%) para sonolência diurna. O consumo de álcool associou-se ao maior número de distúrbios (duração insuficiente e latência longa nos dias de aula, baixa qualidade, despertares e sonolência), seguido do tabagismo (duração insuficiente nos finais de semana, despertares e baixa qualidade). Aulas no turno da manhã associaram-se com sono insuficiente nos dias de aula e sonolência diurna e o sexo feminino, com sonolência, baixa qualidade e despertares. Cerca de 50% dos estudantes apresentaram pelo menos um dos seguintes distúrbios: duração insuficiente nos dias de aula, latência longa e despertares noturnos. Conclusão: A prevenção do consumo de álcool e cigarros, bem como o início mais tardio das aulas do turno da manhã poderiam contribuir para a redução de alguns dos distúrbios do sono entre universitários.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Epidemiologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Iná da Silva dos
dc.subject.cnpq1MEDICINApt_BR
dc.subject.cnpq2EPIDEMIOLOGIApt_BR


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