| dc.creator | Maçaneiro, Ana Paula | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T16:10:48Z | |
| dc.date.available | 2025-12-04T16:10:48Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-22 | |
| dc.identifier.citation | MAÇANEIRO, Ana Paula. Lazer e Decolonialidade no Ruas de Lazer em Pelotas/RS. Orientadora: Silvana Vilodre Goellner. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18831 | |
| dc.description.abstract | This dissertation investigates the extent to which the extension project Ruas de Lazer,
based on its 2024 edition held in the Navegantes neighborhood and organized by the
Federal University of Pelotas, expresses decolonial traits in its practices, discourses,
and articulations, thereby challenging hegemonic narratives about leisure, territory,
and belonging. The study approaches leisure as a social right, a human need, and a
dimension of culture. It is situated within the field of critical and insurgent
epistemologies, drawing upon decolonial and intersectional perspectives. The first
article, based on a literature review, mapped academic productions that articulate
leisure and decoloniality, highlighting the emergence of a research field committed to
situated knowledges and to the valorization of popular, Indigenous, Black, quilombola,
and peripheral cultural manifestations. The analysis reveals a shift in leisure studies,
which increasingly demand alternative epistemologies and methodologies, many
rooted in orality, ancestry, corporeality, and fabulation as legitimate forms of
knowledge production. The second article draws on empirical research concerning the
2024 edition of the Ruas de Lazer project, conducted in the Navegantes neighborhood
of Pelotas/RS in the aftermath of the floods that devastated the state. In this context,
the project was observed as a space of care, expression, and community reception,
particularly through the articulation between the university, public authorities, and local
residents. Data were produced through direct observation, photographic records,
institutional documents, and field diary notes, and were analyzed using Discursive
Textual Analysis (DTA). The results reveal both the limits and the potential of the
project: on the one hand, the absence of explicit references to markers such as race,
gender, and class in institutional documents points to the persistence of colonial
silences; on the other hand, certain practices demonstrate experiences of resistance,
affect, and re-existence that reconfigure the meanings of leisure. The research
proposes an understanding of leisure as a territory of symbolic, political, and epistemic
dispute, and of the Ruas de Lazer actions as possible practices of political fabulation.
By listening to the knowledges and bodies emerging from the margins, the project is
recognized not as essentially decolonial, but as a contested space. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Lazer | pt_BR |
| dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
| dc.subject | Ruas de Lazer | pt_BR |
| dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
| dc.title | Lazer e decolonialidade no Ruas de Lazer em Pelotas/RS | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9789519496779466 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2260335592246715 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação investiga em que medida o projeto de extensão Ruas de Lazer, a
partir da edição ocorrida no bairro navegantes em 2024, realizado pela Universidade
Federal de Pelotas, expressa traços decoloniais em suas práticas, discursos e
articulações, desafiando narrativas hegemônicas sobre lazer, território e
pertencimento. Partindo da compreensão do lazer como direito social, necessidade
humana e dimensão da cultura. O estudo se insere no campo das epistemologias
críticas e insurgentes, ancorado nos aportes da perspectiva decolonial e
interseccional. O primeiro artigo, elaborado a partir de um estudo baseado na
literatura, mapeou produções acadêmicas que articulam lazer e decolonialidade,
evidenciando a emergência de um campo de pesquisa comprometido com saberes
situados e com a valorização de manifestações culturais populares, indígenas,
negras, quilombolas e periféricas. A análise revela um movimento de deslocamento
nos estudos do lazer, que passam a reivindicar outras epistemologias e metodologias,
muitas delas enraizadas na oralidade, na ancestralidade, na corporeidade e na
fabulação, como formas legítimas de produção de conhecimento. O segundo artigo
baseou-se em uma investigação empírica sobre a edição de 2024 do projeto Ruas de
Lazer, realizada no bairro Navegantes, em Pelotas/RS, no contexto pós-tragédia das
enchentes que afetaram o estado. Nesse contexto, observou-se como o projeto se
tornou um espaço de acolhimento, expressão e cuidado, especialmente por meio da
articulação entre universidade, poder público e comunidade. Os dados foram
produzidos por meio de observações diretas, registros fotográficos, documentos
institucionais e anotações em diário de campo, sendo analisados através da Análise
Textual Discursiva (ATD). Os resultados revelam tanto os limites quanto as potências
do projeto: por um lado, a ausência de menções explícitas a marcadores como raça,
gênero e classe nos documentos institucionais indica a persistência de silêncios
coloniais; por outro, algumas práticas evidenciam experiências de resistência, afeto e
re-existência que reconfiguram os sentidos do lazer. A pesquisa propõe compreender
o lazer como território de disputa simbólica, política e epistêmica, e as ações do Ruas
de Lazer como possíveis práticas de fabulação política. Ao escutar os saberes e
corpos que emergem das margens, reconhece-se o projeto não como essencialmente
decolonial, mas como espaço em disputa. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Goellner, Silvana Vilodre | |
| dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |