Eficiência técnica no varejo supermercadista brasileiro: análise envoltória de dados e análise de redes
Resumo
Avaliamos os determinantes da eficiência técnica em um ramo muito específico do varejo brasileiro: o setor de hipermercados. Com base na Análise Envoltória de Dados, nós medimos a eficiência técnica de 47 empresas no setor de hipermercados e também produzimos estimativas para uma análise de benchmark. Testamos a hipótese de que as empresas mais eficientes, diante do cenário de redução de receita e baixa expectativa de crescimento econômico, são aquelas que priorizam os modelos que combinam atacado e varejo ou então adotam o modelo de grandes lojas. Além disso, identificamos os clusters com empresas de média e baixa eficiência. Concluímos que, entre as firmas eficientes, prevalece o formato hipermercado e o modelo híbrido atacado-varejo (73% do total de pontos de venda) e que em termos médios empresas ineficientes são semelhantes em diversas variáveis do modelo econométrico. A pesquisa também mostrou que se trata de um setor bastante heterogêneo e que as empresas mais eficientes não são necessariamente as que detêm maior participação de mercado.

