Sensibilidade da inflação em relação ao preço da gasolina: uma abordagem cross-country
Resumo
Esta dissertação analisou se e como as variações nos preços da gasolina exercem influência sobre os choques no índice de preços do consumidor (IPC) de um conjunto de países emergentes e desenvolvidos para o período de 2005 a 2020. Para isso, foram utilizado modelo de Vetores Autorregressivos (VAR), de Vetores Autorregressivos com Threshold (TVAR), Threshold Vector Error Correction Model (TVECM), de Painel Dinâmico Threshold com Regressores Endógenos e um modelo de Painel Autorregressivo Vetorial (PVAR), que possibilitaram avaliar: i) o efeito médio dos choques dos preços dos combustíveis no IPC; ii) identificar se há assimetria entre choques positivos e negativos; e iii) se o nível de renda do país afetaria os efeitos da gasolina sobre o IPC. Os resultados mostram que as variações nos preços dos combustíveis possuem participação significativa sobre o IPC, especialmente para países desenvolvidos, a qual se teve um impacto com maior grau e persistência do que quando comparado com os emergentes. Além disso, obteve-se evidências de que os repasses dos preços da gasolina impactam o IPC com maior grau de intensidade em regimes de elevação dos preços do combustível, de modo que há grandes indícios de transmissão assimétrica dos preços da gasolina no IPC.

