Mostrar registro simples

dc.creatorMattos, Jéssica Vaz dept_BR
dc.date.accessioned2016-06-30T20:24:05Z
dc.date.available2016-06-30T20:24:05Z
dc.date.issued2016-02-29
dc.identifier.citationMATTOS, Jéssica Vaz de. Entre literatura e história: questões de representação em Mongólia e O filho da mãe, de Bernardo Carvalho. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2850
dc.description.abstractThis study aims to verify, through comparative literature, how the relation between Literature and History is shaped in the novels Mongólia (2003) and O filho da mãe (2009), written by Bernardo Carvalho, as well as the problems of representation that result from this relation. The relevance of the research is due to the experiences that these narratives provide to the Brazilian reader, since these texts deal with geographical and cultural realities that are different from the reader’s and that, otherwise, might not arrive their hands. The theoretical assumptions are based, principally, in the researches of Luiz Costa Lima (2006), Maria Aparecida Baccega (2011), Regina Dalcastagnè (2008), Paul Ricoeur (2012) and Walter Mignolo (2001). The analyses of the literary texts are based on the concepts brought by these theorists, taking in consideration both the history and the literature – narratives that have specific features in their discourses, but that complement themselves and, sometimes, are interlaced. The study is based on a bibliographical research in the literary texts abovementioned. Thus, in Mongólia the western view contaminated by stereotypes and prejudices about the Mongolian people is discussed. In O filho da mãe is problematized the story of love between two men which, for different motives, do not survive to the socio-cultural context in which they are inserted, in the city of Saint Petersburg in middle of a war in Chechnya. Given the current emphasis on themes of diversity, study differences such as those represented in the two narratives, this study can provide an important material for academic research. Accordingly, literature and history intersect a literary text in order to view the same with other eyes enabling the reader to have a richer view of the world.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura e históriapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectBernardo Carvalhopt_BR
dc.subjectLiterature and historypt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectContemporary brazilian literaturept_BR
dc.titleEntre literatura e história : questões de representação em Mongólia e O filho da mãe, de Bernardo Carvalhopt_BR
dc.title.alternativeBetween Literature and history: issues of representation in Mongólia and O filho da mãe, by Bernardo Carvalhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4368256U6pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721111J8pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo verificar, por meio da Literatura Comparada, de que forma se dá a relação entre Literatura e História nas obras Mongólia (2003) e O filho da mãe (2009), de Bernardo Carvalho, bem como as questões de representação que resultam dela. A relevância da pesquisa deve-se às experiências que as narrativas propiciam ao leitor brasileiro, visto que tratam de realidades geográfico-culturais que são diferentes das dele e que, de outro modo, talvez não lhe chegassem às mãos. A fundamentação teórica está baseada, principalmente, nos estudos de Luiz Costa Lima (2006), Maria Aparecida Baccega (2011), Regina Dalcastagnè (2008), Paul Ricoeur (2012) e Walter Mignolo (2001). A análise dos textos literários está baseada nos conceitos trazidos por estes teóricos, considerando-se tanto a História quanto a Literatura narrativas que apresentam características específicas em seus discursos, mas se complementam e, por vezes, se entrecruzam. O estudo fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica nos textos literários e nos textos teóricos supracitados. Assim, em Mongólia problematiza-se a visão ocidental contaminada de estereótipos e preconceitos sobre o povo mongol. Em O filho da mãe, problematiza-se a história de amor entre dois rapazes que, por motivos diferentes, não sobrevivem ao contexto socio-cultural em que estão inseridos, na cidade de São Petersburgo em meio à guerra da Tchetchênia. Considerando-se o destaque atual dado aos temas sobre diversidade, estudar diferenças tais como as que são representadas nas duas narrativas pode proporcionar um importante material para a pesquisa acadêmica. Deste modo, entrecruzar literatura e história num texto literário com o intuito de fazer ver com outros olhos um mesmo fato possibilita uma visão de mundo mais rica ao leitor.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Aulus Mandagarápt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples