Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGil, Robledo Lima
dc.creatorManzke, Gabriela Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2016-08-25T13:34:05Z
dc.date.available2016-08-25
dc.date.available2016-08-25T13:34:05Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.identifier.citationMANZKE, Gabriela Rodrigues. O curso técnico em agropecuária do CAVG : um estudo de caso acerca da percepção do professorado em relação ao princípio integrador. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2888
dc.description.abstractSecondary School applied with technical education is legally presented as a way to qualify students/citizens for both life and work. However, the implementation of this form of education is not clearly effective. With a more specific vision on the Agricultural Technical Course - Integrated in Visconde da Graça – Campus Pelotas, one notices the absence of association between disciplines that make up the Secondary School with those of technical education, in this case, the discipline of Biology. Going through this direction, this study aims to determine the perception of the teachers of Agricultural Technical Course regarding the integrating principle in their teaching practice in Integrated Secondary School. To obtain the results, it was applied a qualitative research through research of documents and a case study. The proposed research was carried out with Agricultural Technical Course teachers who minister disciplines that somehow were related to Biology teaching. As data collection, it was used the analysis of official documents about the institution rules and interviews with the teachers. Data were analyzed qualitatively through analysis of the recorded interviews. At the end of this study, it is pointed out the necessity of expansion of the discussions, in the Agricultural Technical Course, about integration, along with the definitions set out in the guiding documents PPC (from Portuguese Plano Pedagógico de Curso) and PPI (from Portuguese Projeto Pedagógico Institucional).pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.relationAcompanha produto da dissertaçãopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectPrincípio integradorpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectIntegrated high schoolpt_BR
dc.subjectIntegrating principlept_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.titleO curso técnico em agropecuária do CAVG: um estudo de caso acerca da percepção do professorado em relação ao princípio integradorpt_BR
dc.title.alternativeCaVG’s Agricultural (Farming Industry) Technical Course: a case study about the perception of teachers on integrationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6314862773308347pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3025226898731035pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Médio de Integrado ao Ensino Técnico legalmente é apresentado como forma de preparar os alunos/cidadãos para a vida e para o trabalho. Porém, a execução desta modalidade de ensino, todavia não está claramente efetivada. Com uma visão mais específica sob o Curso Técnico em Agropecuária – Integrado no Câmpus Pelotas – Visconde da Graça, percebe-se a ausência de articulação entre as disciplinas que compõem o Ensino Médio com as que compreendem o Ensino Técnico, neste caso a disciplina de Biologia. Neste viés, esta pesquisa tem como objetivo verificar a percepção dos professores do Curso Técnico em Agropecuária com relação ao princípio integrador na sua prática docente no Ensino Médio Integrado. Para tanto, optou-se pó uma pesquisa qualitativa delineada através de uma pesquisa documental e o estudo de caso. A investigação proposta foi realizada com professores do Curso Técnico em Agropecuária que ministrassem disciplinas que, de alguma forma, fossem relacionadas com o Ensino de Biologia. Como coleta de dados, utilizou-se a análise dos documentos oficiais que regem a instituição e entrevistas com os referidos professores. Os dados foram analisados de forma qualitativa através da análise de conteúdo registrado na degravação das entrevistas. Ao final deste estudo, aponta-se como necessária a ampliação das discussões, dentro do Curso Técnico em Agropecuária, sobre o princípio integrador, juntamente com as definições estabelecidas nos documentos norteadores (PPC, PPI).pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem