O projeto de formação de professores do Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL: uma trajetória em movimento

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Data
2015-01-08Autor
Barboza, Mônica Corrêa de Borba
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O presente trabalho teve como objetivo compreender como se desenvolveu o projeto de formação de professores do Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL, nos movimentos da sua trajetória. O processo metodológico inspirou-se em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, apoiando-se principalmente em estudos de André (1995), Minayo (1994), Bodgan e Biklen (1994) e Bardin (2011). Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados fontes documentais (Projetos Pedagógicos do Curso) e entrevistas com professores e coordenadores que atuaram no período de 2008 até 2012, totalizando oito entrevistados. Os principais aportes teóricos do estudo foram: Nóvoa (1995,1997, 2002, 2007, 2009, 2011), Shulman (1986, 2005), Veiga (2012), Strazzacapa (2003, 2010), Marques (2008, 2010), Duarte Jr. (2006, 2010) e Sacristán (1998). Destacamos, a partir do estudo, que o referido Curso surge em um contexto institucional de adesão ao REUNI, transparecendo falta de planejamento para sua abertura. O Curso vai se desenvolvendo e estruturando na medida em que novos integrantes vão compondo o corpo docente. Foi possível identificar que o projeto passou por três grandes propostas, em meio a constantes mudanças. O movimento de um projeto ainda em esboço inicial com forte ênfase na Dança -Teatro e na prática de Dança em espaços não-formais de ensino, vai cada vez mais demarcando a docência como lugar de “fala”, focando com maior força a formação para o professor da escola básica. O grupo passa a compreender que a principal abordagem do curso seria a formação pedagógica e uma discussão ampla de Dança envolvendo diferentes técnicas codificadas de Dança no currículo obrigatório. Hoje, os professores do Curso têm forte preocupação com a formação de docentes engajados nas pautas políticas do campo. Os saberes artísticos, que perpassam uma educação pelo sensível, compõem a tônica maior da proposta compreendendo-os como inerentes à prática profissional no ensino de Dança. Além de sistematizar a trajetória do Curso, o estudo permitiu apontar alguns saberes que constituem essa formação na perspectiva dos docentes, assim como os desafios que se apresentam para a área,
com relação a sua inserção na escola básica e no ensino superior que tornam ainda mais complexa a formação de seus professores.
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