Show simple item record

dc.contributor.advisorPinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves
dc.creatorArruda, Taiane Oliveira de
dc.date.accessioned2016-08-31T18:21:42Z
dc.date.available2016-08-31
dc.date.available2016-08-31T18:21:42Z
dc.date.issued2014-06-30
dc.identifier.citationARRUDA, Taiane Oliveira de. Estágio curricular supervisionado : o papel do professor regente da educação básica na formação inicial em Educação Física. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2925
dc.description.abstractThe Supervised Curricular Training (SCT) is a compulsory curriculum component, provided by law and fundamental feature in teacher training courses. It is a time to approach with the school reality, establishing relationships and actions that will contribute to their teaching training. Among these relationships, we emphasize the connection to the classroom teacher at the school where the scholar will hold its practices. Thus, this study aimed to examine in the perspective of the classroom teacher of Physical Education, Elementary Education, which is their role in the initial training of trainees. The methodological proceeding chosen was a qualitative approach, being that the data collection was performed in two stages: the first with the application of a closed questionnaire to twenty-seven teachers of the education network city, state and federal; and the second consists of semi-structured interviews with six teachers regents these networks. Through the analysis and interpretation of data, it is possible to highlight some results, among them, was noticeable that the school teachers, generally, do not accompany the activities, plans and plannings of the trainees, despite reporting be willing to help if called by these; was also found that the regents are not invited to participate of the evaluation of the intern, which demonstrates little interaction between university and school. Therefore, the classroom teacher still does not consider co-trainer of the trainee, a fact that is probably linked to their little or no participation in discussions and decisions about the SCT with the Institution of Higher Education (IHE). Feeling out of the planning, implementation and evaluation of the SCT, the classroom teacher does not feel part of this formation process.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectProfessores regentespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectStagept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectTeachers regentspt_BR
dc.titleEstágio curricular supervisionado: o papel do professor regente da educação básica na formação inicial em Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeSupervised curricular training: the role of the classroom teacher of basic education in the initial training in Physical Educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0644566470063801pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0468641258337595pt_BR
dc.description.resumoO Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um componente curricular obrigatório, previsto em lei e de característica fundamental nos cursos de formação de professores. É um momento para se aproximar da realidade escolar, estabelecendo relações e ações que contribuam para a sua formação docente. Entre essas relações, enfatiza-se a conexão com o professor regente da escola onde o acadêmico irá realizar suas práticas. Dessa forma, objetivou-se nesse trabalho analisar, na perspectiva do professor regente de Educação Física da Educação Básica, qual o seu papel na formação inicial dos estagiários. O caminho metodológico escolhido foi uma abordagem qualitativa, sendo que a coleta de dados foi realizada em duas etapas distintas: a primeira com a aplicação de um questionário fechado a vinte e sete professores regentes das redes municipal, estadual e federal de educação; e a segunda constituída por entrevista semiestruturada realizada com seis professores regentes destas redes. Através da análise e interpretação dos dados, é possível destacar alguns resultados, dentre eles, foi perceptível que os professores regentes, em geral, não acompanham as atividades, planos e planejamentos dos estagiários, apesar de relatarem estar dispostos a ajudar se forem chamados por estes; também foi verificado que os regentes não são convidados a participar da avaliação do estagiário, fato que demonstra pouca interação entre universidade e escola. Sendo assim, o professor regente ainda não se considera co-formador do estagiário, fato que provavelmente está ligado à sua pequena ou nula participação em discussões e decisões a respeito do ECS com a Instituição de Ensino Superior (IES). Sentindo-se fora do planejamento, da execução e da avaliação do ECS, o professor regente também não se sente parte integrante deste processo de formação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record