Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrth, Miguel Alfredo
dc.creatorPorto, Liana Barcelos
dc.date.accessioned2016-08-31T18:23:16Z
dc.date.available2016-08-31
dc.date.available2016-08-31T18:23:16Z
dc.date.issued2015-08-27
dc.identifier.citationPORTO, Liana Barcelos. O tutor no curso de licenciatura em educação do campo UAB/UFPel. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2926
dc.description.abstractThis study aimed to understand who is the tutor in distance education as well, discuss the mediation process initiated by them in the Bachelor of Rural Education UAB / UFPEL. The methodological process was inspired by a case study with a qualitative approach, relying mainly on Andrew's studies (1995), Minayo (1994) and Moraes (2003). Were used as instruments for data collection documentary sources (Pedagogical Project of the Course), questionnaires and interviews. The main theoretical contributions of the study were: Belloni (2001), Vygotsky (2001), Tardif (2002) and Thiesen (2010). We highlight from the study, distance education is a form of education that reaches where classroom learning is often not feasible and effective implementation of possibilities, thus providing opportunities to a significant group of subjects a chance of continued education. What we propose here in this work is to think of mentoring as indeed a teaching profession and a concerned teacher and committed to the mediation process in learning, in order to increasingly value these professionals. In analyzing the data the main issue and that guided the definition of the categories is the issue of devaluation of the mentoring work. This became clear in the speech of tutors heard by the study, especially with regard to remuneration and excessive responsibilities, this situation generates dissatisfaction, they miss a larger professional recognition, still complain of receiving the bags uncertainty and differentiation of salaries received by faculty researchers and tutors.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectTutorespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectTutorspt_BR
dc.titleO tutor no curso de licenciatura em educação do campo UAB/UFPel.pt_BR
dc.title.alternativeThe tutor in the course of degree in education from UAB field / UFPel.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7873195047944305pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9604790118520059pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo compreender quem é o tutor na EaD bem como, discutir o processo de mediação desencadeado por eles no Curso de Licenciatura em Educação do Campo UAB/UFPEL. O processo metodológico inspirou-se em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, apoiando-se principalmente em estudos de André (1995), Minayo (1994) e Moraes (2003). Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados fontes documentais (projetos pedagógicos do curso), questionários e entrevistas. Os principais aportes teóricos do estudo foram Belloni (2001), Vygotsky (2001), Tardif (2002) e Thiesen (2010). Destacamos, a partir do estudo, que a educação a distância é uma modalidade de educação que chega onde o ensino presencial muitas vezes não encontra possibilidades de viabilização e efetivação, oportunizando assim a um grupo significativo de sujeitos a chance da continuação dos estudos. O que propomos aqui neste trabalho é o pensar na tutoria como de fato uma profissão docente e um docente preocupado e comprometido com o processo de mediação na aprendizagem, com o intuito de valorizar cada vez mais esses profissionais. Na análise dos dados a questão principal e que norteou a definição das categorias é a questão da desvalorização do trabalho da tutoria. Isso ficou claro na fala dos tutores ouvidos pelo referido estudo, principalmente no que tange a remuneração e excesso de atribuições, situação essa que gera insatisfação. Os tutores sentem falta de um maior reconhecimento profissional, reclamam ainda da incerteza do recebimento das bolsas e da diferenciação das remunerações recebidas por professores pesquisadores e tutores.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples