Mostrar el registro sencillo del ítem
O tutor no curso de licenciatura em educação do campo UAB/UFPel.
dc.contributor.advisor | Orth, Miguel Alfredo | |
dc.creator | Porto, Liana Barcelos | |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T18:23:16Z | |
dc.date.available | 2016-08-31 | |
dc.date.available | 2016-08-31T18:23:16Z | |
dc.date.issued | 2015-08-27 | |
dc.identifier.citation | PORTO, Liana Barcelos. O tutor no curso de licenciatura em educação do campo UAB/UFPel. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2926 | |
dc.description.abstract | This study aimed to understand who is the tutor in distance education as well, discuss the mediation process initiated by them in the Bachelor of Rural Education UAB / UFPEL. The methodological process was inspired by a case study with a qualitative approach, relying mainly on Andrew's studies (1995), Minayo (1994) and Moraes (2003). Were used as instruments for data collection documentary sources (Pedagogical Project of the Course), questionnaires and interviews. The main theoretical contributions of the study were: Belloni (2001), Vygotsky (2001), Tardif (2002) and Thiesen (2010). We highlight from the study, distance education is a form of education that reaches where classroom learning is often not feasible and effective implementation of possibilities, thus providing opportunities to a significant group of subjects a chance of continued education. What we propose here in this work is to think of mentoring as indeed a teaching profession and a concerned teacher and committed to the mediation process in learning, in order to increasingly value these professionals. In analyzing the data the main issue and that guided the definition of the categories is the issue of devaluation of the mentoring work. This became clear in the speech of tutors heard by the study, especially with regard to remuneration and excessive responsibilities, this situation generates dissatisfaction, they miss a larger professional recognition, still complain of receiving the bags uncertainty and differentiation of salaries received by faculty researchers and tutors. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Tutores | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.subject | Tutors | pt_BR |
dc.title | O tutor no curso de licenciatura em educação do campo UAB/UFPel. | pt_BR |
dc.title.alternative | The tutor in the course of degree in education from UAB field / UFPel. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7873195047944305 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9604790118520059 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo compreender quem é o tutor na EaD bem como, discutir o processo de mediação desencadeado por eles no Curso de Licenciatura em Educação do Campo UAB/UFPEL. O processo metodológico inspirou-se em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, apoiando-se principalmente em estudos de André (1995), Minayo (1994) e Moraes (2003). Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados fontes documentais (projetos pedagógicos do curso), questionários e entrevistas. Os principais aportes teóricos do estudo foram Belloni (2001), Vygotsky (2001), Tardif (2002) e Thiesen (2010). Destacamos, a partir do estudo, que a educação a distância é uma modalidade de educação que chega onde o ensino presencial muitas vezes não encontra possibilidades de viabilização e efetivação, oportunizando assim a um grupo significativo de sujeitos a chance da continuação dos estudos. O que propomos aqui neste trabalho é o pensar na tutoria como de fato uma profissão docente e um docente preocupado e comprometido com o processo de mediação na aprendizagem, com o intuito de valorizar cada vez mais esses profissionais. Na análise dos dados a questão principal e que norteou a definição das categorias é a questão da desvalorização do trabalho da tutoria. Isso ficou claro na fala dos tutores ouvidos pelo referido estudo, principalmente no que tange a remuneração e excesso de atribuições, situação essa que gera insatisfação. Os tutores sentem falta de um maior reconhecimento profissional, reclamam ainda da incerteza do recebimento das bolsas e da diferenciação das remunerações recebidas por professores pesquisadores e tutores. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [791]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.