Show simple item record

dc.contributor.advisorNornberg, Marta
dc.creatorPereira, Igor Daniel Martins
dc.date.accessioned2016-09-05T19:55:25Z
dc.date.available2016-09-01
dc.date.available2016-09-05T19:55:25Z
dc.date.issued2015-05-22
dc.identifier.citationPEREIRA, Igor Daniel Martins. Ensino de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica : prática pedagógica no ciclo de alfabetização. 2015. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2943
dc.description.abstractThis research sought to understand whether and how teaching practices Sciences teaching organized by literacy teachers include aspects of Scientific Literacy. The research methodology involved procedures of observation and film literacy classes conducted in the literacy cycle. Videos classes were produced by participating teachers in the survey. Based on the analysis methodology called teaching cases (Nono and Mizukami, 2002, 2005, 2007) there was the interpretation of the empirical material which was interpreted and discussed from the theories of teaching Science and Scientific Literacy (Sasseron and Carvalho, 2008, 2011; Lorenzetti and Delizoicov, 2001; Cachapuz et al, 2011;Carvalho and Gil-Pérez, 2013; Moraes, 1995; Ward, 2010; Kindel, 2012; Penick, 1998), science, knowledge and learning (Santos 2007, 1999; Vygotsky, 2000) and pedagogical practice (Franco, 2012; Freire, 1967, 1981, 1996; Nóvoa, 2002; Meirieu, 2005). The review process was to identify and describe aspects that characterize the practices organized to develop the teaching and expertise in the area of Sciences, the forms proposed by the teachers for their development and how to practice management with the kids at school. The organization of conducted pedagogical practices, observation, relationship analysis, inference and proposition of hypotheses are elected as conceptual, attitudinal and procedural skills for science teaching from the perspective of Scientific Literacy. The survey results also indicate the need to expand the ways of introducing children from the early years, in Science teaching situations from the perspective of Scientific Literacy. It reaffirms the importance of specific training on the knowledge / science content, pointing to the need for continuing education. Itconsiders effective pedagogical practice that where there is sharing of knowledge between teacher and children.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectLiteracy cyclept_BR
dc.titleEnsino de ciências na perspectiva da alfabetização científica : prática pedagógica no ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0525659939875391pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7467574585513397pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa buscou compreender se e como as práticas pedagógicas de ensino de Ciências organizadas por professoras alfabetizadoras contemplam aspectos da Alfabetização Científica.A metodologia de pesquisa envolveu procedimentos de observação e filmagem de aulas conduzidas no ciclo de alfabetização. Os vídeos de aulas foram produzidos pelas professoras participantes da pesquisa. Com base na metodologia de análise denominada casos de ensino (Nono e Mizukami, 2002, 2005, 2007) realizou-se a interpretação do material empírico que foi interpretado e discutido a partir das teorias sobre ensino de Ciências e Alfabetização Científica (Sasseron e Carvalho, 2008, 2011; Lorenzetti e Delizoicov, 2001; Cachapuz et. al., 2011; Carvalho e Gil-Pérez, 2013; Moraes, 1995; Ward, 2010; Kindel, 2012; Penick, 1998), ciência, conhecimento e aprendizagem (Santos, 2007, 1999;Vygotsky, 2000) e prática pedagógica (Franco, 2012; Freire, 1967, 1981, 1996; Nóvoa, 2002; Meirieu, 2005). O processo de análise buscou identificar e descrever aspectos que caracterizam as práticas organizadas para desenvolver os conhecimentos pedagógicos e específicos da área das Ciências, as formas propostas pelas professoras para o seu desenvolvimento e o modo de gestão da prática com as crianças no espaço escolar. Na organização das práticas pedagógicas conduzidas, a observação, a relação, a análise, a inferência e a proposição de hipóteses são elegidas como habilidades conceituais, atitudinais e procedimentais para o ensino de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica. Os resultados da pesquisa também indicam a necessidade de ampliar as formas de introdução das crianças, desde os anos iniciais, em situações de ensino de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica. Reafirma a importância da formação específica sobre os conhecimentos/conteúdos de Ciências, apontando a necessidade da formação continuada. Considera como prática pedagógica efetiva aquela em que há partilha de conhecimentos entre professora e crianças.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record