Supervisão pedagógica: prática e formação continuada.
Resumo
As ações da supervisão pedagógica no apoio à prática pedagógica e nos processos de formação continuada dos professores é assunto em discussão, por ser uma área de atuação que está no centro das instituições de ensino como espaço de trabalho que envolve docentes, gestores, estudantes e diversos profissionais que atuam na prática educativa. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender como se desenvolve o apoio à prática pedagógica e à formação continuada dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas realizadas pelas supervisoras pedagógicas. Para desenvolver o trabalho de investigação, busquei evidenciar os saberes utilizados pelas supervisoras para exercerem as atividades de trabalho, de apoio à prática pedagógica e aos processos de formação continuada, identificando os pressupostos das suas ações. Do ponto de vista metodológico, recorri à entrevista semiestruturada com as supervisoras, a observação de reuniões entre as supervisoras e apliquei um questionário aos docentes. Os resultados revelaram que a ação da supervisão pedagógica é entendida como necessária ao processo de ensino e de aprendizagem. Os docentes entendem que as ações da supervisão como de apoio à prática pedagógica, reivindicam melhorias e a ampliação da permanência do profissional nas rotinas da Instituição. Para as supervisoras, sua atividade é caracterizada pelo “estar à disposição dos docentes” para apoiá-los em suas atividades de ensino.
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