dc.contributor.advisor | Ghiggi, Gomercindo | |
dc.creator | Cruz, Claudete Robalos da | |
dc.date.accessioned | 2017-02-22T18:14:43Z | |
dc.date.available | 2017-02-22T18:14:43Z | |
dc.date.issued | 2014-03-25 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, Claudete Robalos da. Paulo Freire e Milton Santos: Fundamentos para uma Pedagogia do Espaço. 2014. 174 pg. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3170 | |
dc.description.abstract | This thesis is the result of a theoretical research of historical- philosophicaleducational character, which had as a research method hermeneutic - dialectic. The main objective was to develop and support a pedagogy of space in order to recognize the spatiality while forming matrix, based on the pedagogical theory of Paulo Freire and spatial theory of Milton Santos. This study originated from
the world reading done by the author from the context of their socio -spatial praxis in different temporalities and spatialities. Thus , it is argued the thesis that Freire's pedagogical theory and Miltonic spatial theory provide theoretical and methodological contributions that contribute to settle the spatiality as the formative matrix, able to provide learning situations as an act of knowledge of reality . This is because such an approach to teaching and learning, enables the reading of reality by means of spatial forms. To highlight the " space-time " in the context of knowledge construction process, learning space, promotes construction of such dialogic in relation to the object of study and located regarding the situatedness of the subject, valuing their culture and where are inserted into the subjects of learning. Opposed thus the devaluation and universalization of knowledge and place engendered by capital in the context of globalization. In this sense, the Pedagogy of space contributes to the overcoming of naive consciousness by epistemological awareness, collaborating in the development of essential investigative, social and intellectual skills spatial formation of the subject historically located, setting a major contribution of geographical science pedagogy and education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.title | Paulo Freire e Milton Santos: fundamentos para uma pedagogia do espaço. | pt_BR |
dc.title.alternative | Paulo Freire and Milton Santos: fundamentals for a pedagogy of space | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509651Y9 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723384E9 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese é o resultado de uma pesquisa teórica de cunho histórico-filosófico-educacional, que teve como método de investigação a hermenêutica-dialética. O objetivo principal foi elaborar e fundamentar uma pedagogia do espaço, a fim de reconhecer a espacialidade enquanto matriz formadora, com base na teoria pedagógica de Paulo Freire e na teoria espacial de Milton Santos. O presente estudo originou-se da leitura de mundo realizada pela autora a partir do contexto de sua práxis sócio-espacial, em diferentes temporalidades e espacialidades. Assim, defende-se a tese de que a teoria pedagógica freireana e a teoria espacial miltoniana oferecem aportes teóricos e metodológicos que contribuem para situar a espacialidade enquanto matriz formativa, capaz de constituir situações de aprendizagem como ato de conhecimento da realidade concreta. Isso porque, tal perspectiva de ensino e aprendizagem, viabiliza a leitura da realidade por meio das formas espaciais. Ao evidenciar os contextos “espaço-temporais” no processo de construção do conhecimento, a aprendizagem do espaço, promove tal construção de forma
dialógica em relação ao objeto de estudo e situado referente à situacionalidade do sujeito, valorizando sua cultura e o lugar onde estão inseridos os sujeitos de aprendizagem. Contrapondo-se, assim, ao processo de desvalorização e de universalização do conhecimento e do lugar engendrado pelo capital no contexto da globalização. Neste sentido, a Pedagogia do Espaço contribui na superação da consciência ingênua pela consciência epistemológica, colaborando no desenvolvimento de habilidades intelectuais investigativas, sociais e espaciais essenciais a formação do sujeito historicamente situado, configurando-se uma importante contribuição da ciência geográfica à pedagogia e à educação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |