Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGhiggi, Gomercindo
dc.creatorCruz, Claudete Robalos da
dc.date.accessioned2017-02-22T18:14:43Z
dc.date.available2017-02-22T18:14:43Z
dc.date.issued2014-03-25
dc.identifier.citationCRUZ, Claudete Robalos da. Paulo Freire e Milton Santos: Fundamentos para uma Pedagogia do Espaço. 2014. 174 pg. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3170
dc.description.abstractThis thesis is the result of a theoretical research of historical- philosophicaleducational character, which had as a research method hermeneutic - dialectic. The main objective was to develop and support a pedagogy of space in order to recognize the spatiality while forming matrix, based on the pedagogical theory of Paulo Freire and spatial theory of Milton Santos. This study originated from the world reading done by the author from the context of their socio -spatial praxis in different temporalities and spatialities. Thus , it is argued the thesis that Freire's pedagogical theory and Miltonic spatial theory provide theoretical and methodological contributions that contribute to settle the spatiality as the formative matrix, able to provide learning situations as an act of knowledge of reality . This is because such an approach to teaching and learning, enables the reading of reality by means of spatial forms. To highlight the " space-time " in the context of knowledge construction process, learning space, promotes construction of such dialogic in relation to the object of study and located regarding the situatedness of the subject, valuing their culture and where are inserted into the subjects of learning. Opposed thus the devaluation and universalization of knowledge and place engendered by capital in the context of globalization. In this sense, the Pedagogy of space contributes to the overcoming of naive consciousness by epistemological awareness, collaborating in the development of essential investigative, social and intellectual skills spatial formation of the subject historically located, setting a major contribution of geographical science pedagogy and education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.titlePaulo Freire e Milton Santos: fundamentos para uma pedagogia do espaço.pt_BR
dc.title.alternativePaulo Freire and Milton Santos: fundamentals for a pedagogy of spacept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509651Y9pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723384E9pt_BR
dc.description.resumoA presente tese é o resultado de uma pesquisa teórica de cunho histórico-filosófico-educacional, que teve como método de investigação a hermenêutica-dialética. O objetivo principal foi elaborar e fundamentar uma pedagogia do espaço, a fim de reconhecer a espacialidade enquanto matriz formadora, com base na teoria pedagógica de Paulo Freire e na teoria espacial de Milton Santos. O presente estudo originou-se da leitura de mundo realizada pela autora a partir do contexto de sua práxis sócio-espacial, em diferentes temporalidades e espacialidades. Assim, defende-se a tese de que a teoria pedagógica freireana e a teoria espacial miltoniana oferecem aportes teóricos e metodológicos que contribuem para situar a espacialidade enquanto matriz formativa, capaz de constituir situações de aprendizagem como ato de conhecimento da realidade concreta. Isso porque, tal perspectiva de ensino e aprendizagem, viabiliza a leitura da realidade por meio das formas espaciais. Ao evidenciar os contextos “espaço-temporais” no processo de construção do conhecimento, a aprendizagem do espaço, promove tal construção de forma dialógica em relação ao objeto de estudo e situado referente à situacionalidade do sujeito, valorizando sua cultura e o lugar onde estão inseridos os sujeitos de aprendizagem. Contrapondo-se, assim, ao processo de desvalorização e de universalização do conhecimento e do lugar engendrado pelo capital no contexto da globalização. Neste sentido, a Pedagogia do Espaço contribui na superação da consciência ingênua pela consciência epistemológica, colaborando no desenvolvimento de habilidades intelectuais investigativas, sociais e espaciais essenciais a formação do sujeito historicamente situado, configurando-se uma importante contribuição da ciência geográfica à pedagogia e à educação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples