Uma etnografia sobre a relação entre adultos e crianças mbyá-guarani: estudo sobre os Pereira Benites, Pelotas/Canguçu, RS. Maria
Abstract
Essa dissertação trata do processo de construção do conhecimento, da educação das crianças – Kryngüé – na sua comunidade. Demonstro como esse aprendizado acontece de forma compartilhada junto aos adultos de um coletivo ou – kuéry – na língua do povo indígena Mbyá-Guarani. Propõe-se, a partir da observação das atividades cotidianas destas crianças, demonstrar o significado da infância neste processo. Exponho o protagonismo das crianças nesse universo, o que elas fazem e como elas são importantes para a construção da pessoa, do ser Mbyá dentro do contexto social em que vivem. O universo de minha pesquisa é um núcleo de parentes – kuéry - Mbyá-Guarani que vive atualmente na Tekoá Guajavy Poty localizada no município de Canguçu, com visitas etnográficas à Tekoá Tavaí, ambas no Estado do Rio Grande do Sul.
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