Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorNornberg, Marta
dc.creatorRocha, Jeruza da Rosa da
dc.date.accessioned2017-02-23T22:21:50Z
dc.date.available2017-02-23T22:21:50Z
dc.date.issued2014-03-28
dc.identifier.citationROCHA, Jeruza da Rosa da. Prática pedagógica e participação das crianças na escola. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3190
dc.description.abstractThis research aims to understand the way children interact through pedagogical practice developed by their educator during the third and fourth years in the context of School of Capilha. Based on research conducted in the area of Childhood Studies and Pedagogy, three concepts are explored: pedagogical practice, children‘s participation and peer culture. The research was conducted in a countryside school in the city of Rio Grande (RS), in the zone of Taim. As subjects, there are the school educator and nineteen children from the third and fourth years of elementary school during 2012 and 2013. It is a qualitative research realized through a data collection process, in which there were classroom observations, observations of the community‘s everyday routine and interviews with the children and their educator. It was used the interpretative analysis as study method, which is known as an efficient and rigorous method, because it allows the organization and development of comprehensive and descriptive analyses of children‘s processes of interaction. The study results show that the way children participate in the school was connected to the places they had been in the school, that is, the silence, the obedience and the moral questions that have been involved in the classroom activities pointed to a lower proportion of participation. In the dining hall, an intermediate space, the children interacted with each other and they demonstrated bigger autonomy than inside the classroom. Finally, the schoolyard was seen as a powerful space for establishing relationships between the children and their educator. This place was surrounded by collaborative and active interactions, promoting children‘s own recognition as active subjects in the pedagogical practice conducted by their educator. The walks, used as a methodological tool, were important for the understanding of how children build their knowledge about their own experiences at Capilha‘s Community. Through the walks with the children along their way home, it was possible to understand how they live and what they do when they are outside the school. That understanding can be used for planning pedagogical practices in a multicultural teaching perspective, connecting scientific and educational knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.titlePrática pedagógica e participação das crianças na escolapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218648Y0pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775886Y2pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender como acontece a participação das crianças do terceiro e quarto ano no contexto da escola da Capilha por meio da prática pedagógica desenvolvida pela educadora. Amparada em pesquisas realizadas no campo dos Estudos da Infância e da Pedagogia, três conceitos são explorados de forma articulada: prática pedagógica, participação das crianças e cultura de pares. A pesquisa foi conduzida em escola localizada na área rural do município de Rio Grande/RS, na região do Taim. Os sujeitos são a educadora da escola e dezenove crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental, no período de 2012 e 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo processo de produção de dados foi realizado por meio de observações, em sala de aula e no cotidiano da comunidade, e entrevistas com as crianças e educadora. A análise interpretativa foi tomada como método de análise, entendido como eficaz e rigoroso, porque permite organizar e desenvolver análises descritivas e compreensivas sobre o que decorreu dos processos de interação com as crianças. Os resultados do estudo mostram que a forma de participação das crianças esteve vinculada aos espaços que elas ocupavam na escola, ou seja, o silêncio, a obediência e as questões morais que envolveram as atividades da sala de aula sinalizavam uma participação de menor proporção. Já no refeitório, espaço intermediário, as crianças interagiam entre si e possuíam uma maior autonomia quando comparado à sala de aula. Por fim, o pátio configurou-se como espaço potente para a construção das relações entre as crianças e a educadora, permeado por participações colaborativas e ativas, legitimando as crianças como sujeitos ativos da prática pedagógica conduzida pela educadora. As caminhadas, como ferramenta metodológica, possibilitaram compreender como as crianças constroem seus saberes sobre suas vivências na Comunidade da Capilha. Por meio das caminhadas com as crianças até suas casas, foi possível saber como vivem e o que fazem quando não estão na escola. São saberes que podem ser contemplados em situações que envolvem o planejamento da prática pedagógica, em uma perspectiva multicultural de ensino, articulando conhecimentos científicos e escolares.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem