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A relevância da filosofia como disciplina escolar no currículo do ensino médio
dc.contributor.advisor | Del Pino, Mauro Augusto Burkert | |
dc.creator | Dutra, Jorge da Cunha | |
dc.date.accessioned | 2017-02-23T22:24:25Z | |
dc.date.available | 2017-02-23T22:24:25Z | |
dc.date.issued | 2014-04-04 | |
dc.identifier.citation | DUTRA, Jorge da Cunha. A relevância da filosofia como disciplina escolar no currículo do ensino médio. 2014. 332 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3191 | |
dc.description.abstract | This paper reports the findings of a research conducted in two public, regular, and daytime high schools in the city of Rio Grande/RS. The study aimed to investigate the extent to which Philosophy is establishing itself as a relevant discipline to the high school curriculum. To this end, the supervisors, Philosophy teachers, educators from other fields of knowledge and the students attending the three high school grades in both mentioned schools were interviewed; syllabus material was also collected. It was concluded that Philosophy is a relevant discipline to the high school curriculum as it fills an existing gap regarding students? personal, social, and political education. It enables them to become aware of the philosophical knowledge forming the historic development of mankind, which is always in progress and will always accompany human beings while they exist. In this sense, it is understood that the contact with Philosophy gives students the opportunity to be involved in activities related to the philosophical range so they can be introduced to the practice of philosophy since adolescence, which will be very beneficial for the development of their autonomy. Thus, it is expected this research may contribute to the improvement of the teaching of philosophy in high school in a way to go beyond the 'common sense' vision that one usually has on this subject, bringing it ever closer to the scope of work met by the philosophical range. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Phylosophy | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.title | A relevância da filosofia como disciplina escolar no currículo do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | The relevance of Philosophy as a school subject to the high school curriculum | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710050Z0 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772073P8 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se à pesquisa que realizei em duas escolas estaduais de Ensino Médio, regulares e diurnas, do município do Rio Grande/RS. O estudo teve como objetivo geral investigar em que medida a Filosofia está se estabelecendo como uma disciplina relevante para o currículo do Ensino Médio. A fim de atingir o objetivo proposto, entrevistei as supervisoras, as docentes de Filosofia e das outras áreas do conhecimento e os alunos dos três anos do respectivo nível de ensino das duas escolas, coletando também os conteúdos programáticos. Após essa investigação, concluo que a Filosofia é relevante para o currículo do Ensino Médio, na medida em que preenche uma lacuna que existia na escola, quanto à formação (pessoal, social, política, etc.) dos estudantes, permitindo que os mesmos tenham conhecimento a respeito dos saberes filosóficos que fazem parte do desenvolvimento histórico da humanidade, desenvolvimento este que continua sendo construído e que acompanhará sempre o ser humano, enquanto este existir. Neste sentido, entendo que o contato com a Filosofia oferece o espaço para que os alunos se envolvam com as atividades relacionadas ao leque filosófico e possam iniciar-se na prática da Filosofia desde a adolescência, o que será muito salutar para o desenvolvimento de suas autonomias. Com isso, a investigação que foi realizada poderá contribuir para o aprimoramento do ensino de Filosofia no Ensino Médio, superando a visão “senso comum” que se tem sobre esta disciplina, aproximando-a cada vez mais do âmbito de trabalho contemplada pelo leque filosófico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
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PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.