Gênero e sindicalismo docente: uma análise da produção acadêmica na pós-graduação

Visualizar/ Abrir
Data
2014-04-28Autor
Coronel, Márcia Cristiane Völz Klumb
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O conceito de gênero situa-se num campo de tensões e conflitos acadêmicos, com uma variedade de encaminhamentos teórico-metodológicos. Desta forma, este estudo investiga as tendências do uso do gênero no campo do sindicalismo docente. O objetivo foi analisar como o conceito de gênero vem sendo utilizado em pesquisas sobre a organização sindical do professorado, realizadas no âmbito dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras. Para tanto, procurou-se: examinar quais referenciais teóricos referentes a gênero sustentaram os estudos; analisar a definição do conceito presente em cada estudo. A metodologia consistiu num levantamento das dissertações e teses, produzidas entre os anos de 1987 a 2011, com resumos no Banco de Teses CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A produção analisada contou com um conjunto de oito pesquisas, que continham em seus resumos a palavra-chave gênero e expressões referentes a sindicalismo docente. Os trabalhos, lidos na íntegra, revelaram um referencial em comum, o uso do gênero segundo a compreensão de Joan Scott (1990). Em alguns casos o gênero foi usado como uma categoria de análise, tendo sido buscados os significados masculinos e femininos presentes na organização coletiva do professorado. No entanto, a tendência da maioria das pesquisas foi o uso do conceito voltado para discutir as desigualdades de gênero, com ênfase sobre as mulheres, o que implicou considerar a mulher no movimento docente. Independentemente do uso do gênero feito nos trabalhos todos apontaram um sindicato predominantemente masculino, em que não são consideradas satisfatoriamente as singularidades da atuação política e sindical das mulheres. Acredita-se que esta investigação contribuirá para as reflexões sobre as relações de gênero no campo sindical do professorado, especialmente acerca da potencialidade do gênero enquanto uma ferramenta de análise para a interpretação de fenômenos sindicais da categoria docente.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: