A produção da educação física pela unidocência: narrativas de professoras
Resumo
Esta dissertação discute a produção da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista as concepções das professoras unidocentes. Na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul os professores responsáveis por ministrar as aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, quase que em sua totalidade pertencem à categoria unidocente e são do sexo feminino, por isso a utilização do termo professoras, profissionais oriundas dos cursos de Pedagogia em nível superior e de Magistério como modalidade do ensino médio, que ministram em turno integral todas as aulas/momentos das áreas do conhecimento destinados a essa fase escolar. Entre estas áreas está a Educação Física, que historicamente é concebida como uma disciplina desvalorizada nos currículos escolares pela sua hierarquização e caracterizada pelas inúmeras dificuldades impostas ao professor para ministrá-la. O objetivo da dissertação é analisar as narrativas produzidas pelas professoras unidocentes e as concepções que produzem a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso se decidiu discutir as origens da unidocência no Brasil, a formação para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental e a caracterização desse profissional e suas relações com a Educação Física. Além disso, o texto discute o espaço que essa disciplina possui no currículo escolar e na escola e, por último, os resultados das análises das narrativas produzidas nessa área. A pesquisa, de caráter qualitativo, tem como metodologia o estudo de caso, e como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, da qual participaram quatro professoras unidocentes dos anos iniciais de duas escolas da rede estadual de ensino, localizadas no município de Rio Grande.
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