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dc.contributor.advisorHypolito, Alvaro Luiz Moreira
dc.creatorGrischke, Paulo Eduardo
dc.date.accessioned2017-05-02T14:49:45Z
dc.date.available2017-05-02T14:49:45Z
dc.date.issued2013-03-27
dc.identifier.citationGRISCHKE, Paulo Eduardo. O paradigma da colaboração nas políticas públicas para a educação profissional e suas implicações sobre o trabalho docente. 2013. 401 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3347
dc.description.abstractThis dissertation based on a case study aims to analyze the process of institutional changes that has been occuring in the Pelotas IFSul Campus, as part of the transformation of CEFET-Pelotas in Federal Institute of Education, Science and Technology Sul-rio-grandense. Assuming that collaboration, as a joint, political, dialogical, solidaririan and self-organized action between actors of different types, also called social capital, constitutes the main motor of knowledge production, innovation and value in contemporaneity, this case study analyzes the macro policies that focus on the promotion of clusters and how these policies, in turn, led to institutional changes, and the micro level, analyzes how these changes affected teachers' work, and how teachers, in turn, accepted, resisted and/or introduced changes in the process itself. In this sense, the methodology of institutional and organizational analysis, taking into account the context of the policy making, the new forms of organization of the labor process, the distribution of power, the policies, the culture and the organizational identity, allow us to conclude that institutional changes, the transformation in education institute, science and technology, imposed onto the school community, were caused by government strategies that aimed to make the institution, not only an agent of state governance, but also part of productive territories, within which teaching force, beyond the teaching process, begins to act and collaborate in the production of knowledge, innovative products and services.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleO paradigma da colaboração nas políticas públicas para a educação profissional e suas implicações sobre o trabalho docentept_BR
dc.title.alternativeThe collaborative paradigm in the public policies for vocational education and its implications for teachers’ workpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263588A1pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763067P5pt_BR
dc.description.resumoEsta tese baseada em um estudo de caso tem como objetivo analisar o processo de mudança institucional que ocorre no Campus Pelotas do IFSul, como parte da transformação do CEFET-Pelotas em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Partindo da hipótese que a colaboração, ou seja, a ação conjunta, política, dialógica, solidária e auto-organizada entre atores de diferentes tipos, também chamada de capital social, constitui-se o principal motor da produção de conhecimentos, inovação e valor na contemporaneidade, o estudo de caso analisa o contexto macro das políticas que têm como foco o fomento de arranjos produtivos e como estas políticas, por sua vez, levaram à mudança institucional e, em nível micro, tratou de analisar como estas mudanças afetaram o trabalho docente e como os docentes, por sua vez, aceitaram, resistiram e/ou introduziram alterações no próprio processo de mudança. Neste sentido, a metodologia de análise institucional e organizacional levando em consideração o contexto de produção das políticas públicas, as novas formas de organização do processo de trabalho, a distribuição do poder, a política, a cultura e a identidade organizacional, permitiu concluir que a mudança institucional, a transformação em instituto de educação, ciência e tecnologia, imposta à comunidade escolar, foi efeito de estratégias de governo que tiveram como objetivo tornar a instituição, não somente agente da governança estatal das políticas de desenvolvimento, mas também parte integrante dos territórios produtivos, nos quais a força de trabalho docente, para além do ensino, passa a atuar e colaborar na produção de conhecimentos, produtos e serviços inovadores.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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