Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Janaína Buchweitz ept_BR
dc.date.accessioned2017-05-31T20:19:18Z
dc.date.available2017-05-31T20:19:18Z
dc.date.issued2017-02-17
dc.identifier.citationSILVA, Janaína Buchweitz e. Reflexões sobre autoficção: uma leitura de Divórcio, de Ricardo Lísias. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3469
dc.description.abstractThe present dissertation investigates aspects of self-writing in contemporaneity, more specifically in the autoficcion discourse. In order to understand the phenomenon of self-fiction, a self-writing modality, we conduct a review of the birth of the term and its later development, which is amplified and modified by different theorists who chose the autofiction writing as their practice and their study object. We recognize that the practice of autofiction writing is delimited by polemics and sometimes contradictory theoretical positions, hence the necessity of extensive studies of the theme. In Brazil, autofiction hás been growing in literary circles, and today many writers are creating novels based on autobiographical elements, which encourages reflection on the possibilities of representing the real in the fictional. Among several authors, we chose to analyze the literary production of the writer from São Paulo, Ricardo Lísias, considering him as an exponent of autofiction literature on the national scene, due to the sequence of works in which the author makes use of autobiographical elements in a context of fiction . However, to delimitate the corpus of this work, we chose to focus on the debate on autofiction in the novel Divorce, considering its different possibilities of analysis regarding the use of autofiction elements in contemporary Brazilian literature. In Divorce, Ricardo Lísias proposes a hybrid story, in which he mixes autobiographical and fictional elements, presenting a subject destabilized by the trauma. A individual that seeks to reconstruct and reestablish concomitantly to the practice of writing, that finds in use of his own name an important autofiction resource.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.subjectRomance Divórciopt_BR
dc.subjectRicardo Lísiaspt_BR
dc.subjectAutofictionpt_BR
dc.subjectDivorcio novelpt_BR
dc.titleReflexões sobre autoficção: uma leitura de Divórcio, de Ricardo Lísiaspt_BR
dc.title.alternativeAutofiction reflections: a reading of Divórcio a book by Ricardo Lísiaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3860047913292745pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5779140095343632pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga aspectos da escrita de si na contemporaneidade, mais especificamente no discurso autoficcional. Buscando melhor compreender o fenômeno da autoficção, uma das modalidades da escrita de si, traçamos um levantamento sobre o nascimento do termo e seu posterior desenvolvimento, que é ampliado e modificado por diferentes teóricos que fazem da escrita autoficcional sua prática e seu objeto de estudo. Percebemos que a prática da escrita da autoficção é cerceada por polêmicas e posições teóricas algumas vezes contraditórias, daí a necessidade sobre um aprofundamento do tema. No Brasil, a autoficção vem em crescente expansão nos meios literários, e atualmente muitos escritores vem criando romances baseados em elementos autobiográficos, o que fomenta a reflexão sobre as possibilidades de representação do real no ficcional. Dentre diversos autores, escolhemos analisar a produção literária do escritor paulistano Ricardo Lísias, por considerá-lo como um expoente da literatura de cunho autoficcional no cenário nacional, devido à sequência de publicações em que o autor faz uso de elementos autobiográficos em um contexto de ficção. No entanto, para fins de melhor delimitação do corpus, optamos por focar o debate sobre a autoficção no romance Divórcio, por considerá-lo rico em possibilidades de análise no que tange ao uso de elementos autoficcionais na literatura brasileira contemporânea. Em Divórcio, Ricardo Lísias propõe um relato híbrido, em que mescla elementos autobiográficos e ficcionais, apresentando ainda um sujeito desestabilizado pelo trauma e que busca se reconstruir e se reestabelecer concomitantemente à prática da escrita, fazendo ainda uso do seu nome próprio como um importante recurso autoficcional.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Aulus Mandagarápt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem