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O trabalhador surdo nas indústrias de Pelotas: uma reflexão sobre a inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos
dc.contributor.advisor | Martins, Maria de Fátima Duarte | |
dc.creator | Siqueira, Raquel Massot | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-07-11T20:25:08Z | |
dc.date.available | 2017-07-10 | |
dc.date.available | 2017-07-11T20:25:08Z | |
dc.date.issued | 2016-10-13 | |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Raquel Massot. O trabalhador surdo nas indústrias de Pelotas: uma reflexão sobre a inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2016. | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3627 | |
dc.description.abstract | This research has the purpose to do an investigation about the Deaf Industry Workers schooling in industries considered large entities in the city of Pelotas. The research was outlined in a quantitative and qualitative study. It was intended to examine the documents of institutions such as SESI, SENAI, National Confederation of Industries and SESI School. It was also aimed to know the history of the Education of Youth and Adult within the Brazilian industries, besides mapping the industries affiliated to the Federation of Industries of Rio Grande do Sul and identifying the number of deaf workers in the industries of Pelotas. Semi-structured interviews were made in order to recognize the reasons that led the deaf workers to stop studying. The semistructured interview consists of a script with main questions. During this kind of interview information may emerge more freely and the answers are not conditioned to a standardization of alternatives. The script was used to collect the basic information, as a means for the researcher to organize the process of interaction with the interviewee. The reasons that led the deaf workers to stop studying range from the lack of an interpreter in the school where they studied to their hard work routines, which was a big obstacle for them to study in a regular school. However, an education product was created a guide for the production of materials of the SESI School for the deaf workers of the Pelotas industries | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Indústria | pt_BR |
dc.subject | Deaf | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Industry | pt_BR |
dc.title | O trabalhador surdo nas indústrias de Pelotas: uma reflexão sobre a inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title.alternative | The deaf worker in the industries of Pelotas: a reflexion on the school inclusion of the Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9516926059094700 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2584306564128916 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação sobre a escolarização dos Trabalhadores Surdos das indústrias, classificadas de grande porte na cidade de Pelotas. A pesquisa delineou-se em um estudo de caráter quantitativo e qualitativo. Procurou-se examinar os documentos das instituições como do SESI, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, da Confederação Nacional das Indústrias e da Escola de Ensino Médio SESI Eraldo Giacobbe SESI. Buscou-se, também, conhecer a história da Educação de Jovens e Adultos no âmbito das indústrias brasileiras, assim como mapear as indústrias filiadas à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e identificar o número de trabalhadores surdos das indústrias de Pelotas. Com o intuito de identificar os motivos que levaram os trabalhadores surdos a pararem de estudar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A entrevista semiestruturada está focalizada em um roteiro com perguntas principais. Esse tipo de entrevista pode fazer emergir informações de forma mais livre e as respostas não estão condicionadas a uma padronização de alternativas. O roteiro serviu, para coletar as informações básicas, como um meio para a pesquisadora se organizar para o processo de interação com o entrevistado. Os motivos que levaram os trabalhadores surdos a pararem de estudar vão, desde a falta de intérprete nas escolas em que estavam inseridos, até a dura jornada de trabalho, que impossibilitava o estudo na escola regular de ensino. Contudo, como produto educacional criou-se um guia para produção de materiais da divulgação da Escola SESI para os trabalhadores surdos das indústrias de Pelotas | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
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