Mostrar el registro sencillo del ítem
Evolução como eixo integrador para o Ensino de Biologia: relato de uma Unidade Didática
dc.contributor.advisor | Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio | |
dc.creator | Zanchetta, Leonardo Nogueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-02T13:14:46Z | |
dc.date.available | 2017-11-06 | |
dc.date.available | 2018-01-02T13:14:46Z | |
dc.date.issued | 2017-03-17 | |
dc.identifier.citation | ZANCHETTA, Leonardo Nogueira. Evolução como eixo integrador para o Ensino de Biologia: relato de uma Unidade Didática. 2017. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3744 | |
dc.description.abstract | One of the main current problems of teaching is the difficulty of relating knowledge. The discipline of Biology has several contents, such as Microbiology, Zoology and Botany, and it is a challenge to relate the contents within an approach that unifies and give them a logical sense. This dissertation analyzed the use of Evolution as an Integrative Axis of some Biology contents such as Genetics, Ecology and Evolution. To achieve that, a Didactic Unit was created with a set of 5 classes plus a ending task, seeking this integration between these contents within an evolutionary approach. The classes covered the following topics: "Class 1 - Concepts", "Class 2 - Change in Frequency of Alleles, Genotypes and Phenotypes within Populations", "Class 3 - Finches in the Galapagos Islands", "Class 4 - Impacts in the Food web" and "Class 5 - Mutations ". Regarding the methodology aspects, this dissertation had a qualitative approach using a Case Study of the application of the unit. The Didatic Unit was applied with students of the High School's 3rd year and a descriptive analysis of the collected data was performed. The results showed that it is possible to teach the biology contents using evolution as an integrating axis and that this type of approach facilitates the understanding of the contents by the students although still more studies are needed to develop more complete and efficient ways of working evolution as Integrating Axis | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Evolução | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Eixo integrador | pt_BR |
dc.subject | Evolution | pt_BR |
dc.subject | Biology teaching | pt_BR |
dc.subject | Integration axis | pt_BR |
dc.title | Evolução como eixo integrador para o Ensino de Biologia: relato de uma Unidade Didática | pt_BR |
dc.title.alternative | Evolution as Integration Axis for Biology teaching: report of a Didatic Unit | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1444717578344944 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9199716328773316 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Carlan, Francele de Abreu | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9327222157358583 | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma das principais questões do ensino em geral é a dificuldade em relacionar os conhecimentos. A disciplina de Biologia possui vários conteúdos, como a Microbiologia, Zoologia e a Botânica, tornando-se um desafio para o professor relacionar os conteúdos dentro de um enfoque que os unifique e dê sentido. Esta dissertação analisou o uso da Evolução como Eixo Integrador de alguns conteúdos de Biologia, no caso a Genética, Ecologia e a Evolução. Para tal foi criada uma Unidade Didática com um conjunto de 5 aulas mais um fechamento buscando esta integração entre estes conteúdos dentro de um enfoque evolutivo. As aulas abordaram os seguintes tópicos: “Aula 1 – Conceitos”, “Aula 2 - Mudança na Frequência dos Alelos, Genótipos e Fenótipos de uma população”, “Aula 3 - Tentilhões nas ilhas de Galápagos”, “Aula 4 – Impactos na Teia Alimentar” e “Aula 5 – Mutações”. A abordagem metodológica foi qualitativa, desenvolvida através de um estudo de caso para registro da aplicação da Unidade Didática com alunos do 3o ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual. Os dados, após coletados, foram analisados por meio da análise descritiva e inferencial. Os resultados demostraram ser possível trabalhar os conteúdos de biologia utilizando a evolução como eixo integrador e que este tipo de enfoque facilita o entendimento dos conteúdos pelos alunos. Este estudo não se esgota em si mesmo, mas propõe que outros estudos ampliem as possibilidades e avancem na análise da evolução como eixo integrador para o Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGECM: Dissertações e Teses [139]
Dissertações