Metamorfoses de uma turma do ensino médio no Sistema S - SESI / Pelotas: um estudo etnográfico
Resumo
Esta dissertação de mestrado da área de Antropologia tem como objeto de pesquisa a trajetória de vida e as relações sociais dos estudantes da primeira turma que ingressou no ensino médio da Escola de Ensino Médio Eraldo Giacobbe, SESI/FIERGS, situada em Pelotas. A turma trata-se de jovens de classe social baixa, moradores da periferia da cidade de Pelotas, que ingressaram em uma instituição privada, formadora de mão de obra para a indústria e para o comércio, e que, a partir disso, transformaram as suas vidas. Nessa perspectiva, analisaremos, por meio de uma observação participante junto a essas pessoas, o processo pelo qual esses estudantes passaram desde o ingresso até a conclusão do curso, entre 2014 e 2016, bem como relataremos as transformações vivenciadas em suas vidas no decorrer dessa jornada. Dessa forma, pretenderemos compreender, a partir
dessa experiência, quais diferenças foram geradas em suas vidas e quais fatores corroboraram para isso
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: