A revitalização do Mercado Central de Pelotas e sua ressignificação social
Abstract
A presente dissertação pretende investigar as consequências da revitalização do Mercado Central de Pelotas (MCP), verificando seu impacto para os antigos e novos ocupantes que vivenciaram a mudança deste espaço público. Busca-se analisar a ressignificação social que ocorreu após a revitalização do Mercado para os permissionários e frequentadores, levando-se em consideração os aspectos econômicos, sociais e culturais envolvidos. Ocorreram mudanças na estruturação das lojas internas do MCP e na parte externa com a criação do Largo Edmar Fetter, que repercutiram no comércio e nos frequentadores do local. Hoje, o Mercado Central é bastante procurado como um ponto turístico, cultural e de entretenimento, diferentemente do que ocorria antes da revitalização. A metodologia qualitativa conta com aplicação de entrevistas aos antigos e novos permissionários do MCP e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade. Utiliza-se da aplicação de questionários aos atuais frequentadores do Mercado, bem como da análise de documentos e da técnica da fotografia que mostram as condições objetivas pelas quais se registra a revitalização do Mercado Central. Como embasamento teórico foram utilizados os conceitos de Revitalização da Carta de Lisboa (1995), Peixoto (2009) e Costa (2014), de espaço público dos autores Ângelo Serpa e Cerqueira (2013) e de gentrificação dos autores David Harvey, Sharon Zukin e Neil Smith.
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