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dc.creatorCosta, Susane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-17T21:26:02Z
dc.date.available2018-07-17T21:26:02Z
dc.date.issued2018-02-26
dc.identifier.citationCOSTA, Susane da Silva. A construção do sentido no texto dissertativo-argumentativo em redações do Enem. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4074
dc.description.abstractThis research aims to analyze the construction of meaning in the essay-argumentative text in essays by Enem. The small number of essays with high notes in examination shows the need to investigate this result, since the writing for Enem is a decisive step towards entering higher education. In addition, research on such a construction collaborates to work with the text in the teaching of mother tongue. We start from the hypothesis that the difficulty in producing essay-argumentative texts is related to the absence of the delimitation of a thesis, based on the proposed theme. We base our work on the language approaches developed by Textual Linguistics, based on the works of Koch (1996, 2002, 2007, 2015), Fávero and Koch (2002), Koch and Travaglia (2013), Koch and Elias (2010,2016) and Marcuschi (2005, 2008, 2010, 2012). In analyzing the meaning produced in the essays, especially on the arguments used, we also take as a basis works by Ducrot (1977, 1981, 1987) and Fiorin (2016). The corpus of our research is formed by ten essays by Enem 2015, which texts are divided into two groups with five essays in each one them. The first group consists of essays with with thesis defined and the second, withou tthesis defined. We develop the analysis from two axes: linguistic, textual and semantic elements for the production of meaning in a written text, in formal language situation; and structural organization of the argumentative-essay text. After analyzing the texts, we made a parallel between the two writing groups, trying to define how an Enem writing is configured as a suitable text, based on the evaluation criteria of the Reference Matrix for Writing by Enem (INEP, 2015a). The results obtained prove the initial hypothesis that the lack of elaboration of a thesis makes it difficult the construction of good arguments and, consequently, causes damage to the clarity and the quality of the text produced for Enem. Finally, as writing activy, we suggest an essay proposal focusing on the reader, so that the author builds meaning in the argumentative and dissertation text.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTexto dissertativo-argumentativopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectDissertation-argumentative textpt_BR
dc.subjectSensept_BR
dc.titleA construção do sentido no texto dissertativo-argumentativo em redações do Enempt_BR
dc.title.alternativeThe construction of meaning in the essay-argumentative text in essays by Enempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4875360206484573pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9271700127440992pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar a construção do sentido no texto dissertativo-argumentativo em redações do Enem. O reduzido número de redações com notas elevadas no exame mostra a necessidade de investigar esse resultado, uma vez que a redação do Enem é uma etapa decisiva para o ingresso no ensino superior. Além disso, pesquisar sobre tal construção colabora para o trabalho com o texto no ensino de língua materna. Partimos da hipótese de que a dificuldade em produzir textos dissertativo-argumentativos esteja relacionada à ausência da delimitação de uma tese, a partir do tema proposto. Fundamentamos nosso trabalho nas abordagens de linguagem desenvolvidas pela Linguística Textual, com base nas obras de Koch (1996, 2002, 2007, 2015), Fávero e Koch (2002), Koch e Travaglia (2013), Koch e Elias (2010, 2016) e Marcuschi (2005, 2008, 2010, 2012). Ao analisar o sentido produzido nas redações, principalmente sobre os argumentos empregados, também tomamos como base obras de Ducrot (1977, 1981, 1987) e de Fiorin (2015). O corpus de nossa pesquisa é formado por dez redações do Enem 2015, cujos textos são divididos em dois grupos com cinco redações em cada um deles. O primeiro grupo é composto por redações com tese definida e o segundo, sem tese definida. Desenvolvemos a análise a partir de dois eixos: elementos linguísticos, gramaticais e semânticos para a produção de sentido em um texto escrito, em situação formal da língua; e organização estrutural do texto dissertativo-argumentativo. Após a análise dos textos, fizemos um paralelo entre os dois grupos de redações, buscando definir de que modo uma redação do Enem se configura como um texto adequado, com base nos critérios de avaliação da Matriz de Referência para a Redação do Enem (INEP, 2015a). Os resultados obtidos comprovam a hipótese inicial de que a falta de elaboração de uma tese acaba dificultando a construção de bons argumentos e, consequentemente, prejudica a clareza e a qualidade do texto produzido para o Enem. Por fim, como atividade de escrita, sugerimos uma proposta de redação com foco no leitor, para que o autor construa sentido no texto dissertativo-argumentativo.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Wittke, Cleide Inêspt_BR


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