Comunicação de alunos com Transtorno do Espectro Autista: uma intervenção ancorada na autorregulação da aprendizagem.
Resumo
Esta pesquisa busca evidenciar a importância do processo de autorregulação da aprendizagem (ARA) para o desenvolvimento da comunicação de alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA), na perspectiva de Educação Inclusiva. Participaram do estudo três alunos com TEA que frequentam a sala de aula comum e, no contratuno de sua escolarização, o Atendimento Educacional Especializado
(AEE). Foi realizada no AEE uma intervenção, ancorada no processo autorregulatório, buscando investigar se esta contribui para a comunicação dos alunos com TEA, verificando o impacto da intervenção sobre as variáveis referentes à frequência e qualidade dos atos comunicativos dos alunos, nos contextos do AEE e da sala de aula comum. Caracteriza-se como uma pesquisa de caso único com delineamento de linhas de bases múltiplas, que possibilitam observar, repetidamente, a ocorrência das variáveis de interesse antes (baseline) e durante a intervenção, nos participantes. A intervenção consistiu em desafiar os alunos a estabelecer objetivos e mobilizar comportamentos para o alcance destes, ao planejar, executar e avaliar suas tarefas e seu percurso de aprendizagem. Os
resultados demonstraram melhora na comunicação dos participantes durante o AEE, constatadas de diferentes formas, considerando o desenvolvimento e a especificidade de cada participante, sobretudo, quanto a iniciativas de comunicação não verbal. Percebeu-se que não houve impactos na comunicação dos participantes no contexto de sala de aula comum. Com isso, sugere-se a necessidade de estudos
futuros contemplando também este contexto, visto que os avanços foram constatados no AEE, a partir do momento em que os alunos envolveram-se nas propostas da intervenção.
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