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Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques
dc.creator | Mattos, Isadora Nuñez de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-19T12:54:41Z | |
dc.date.available | 2019-03-19T12:54:41Z | |
dc.date.issued | 2018-08-31 | |
dc.identifier.citation | MATTOS, Isadora Nuñez de. Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4263 | |
dc.description.abstract | The present work was developed aiming to investigate how Ana Martins Marques’s – a Brazilian poet from Minas Gerais – poetics focused on daily life is established. Her poetics presents constitutive relations both to literary tradition as well as to visual arts – normally made explicit on epigraphs and dedications – in her exercises of reflection on life, love, and language through poems that map daily scenes, happenings, and objects. The present research was done taking into account not only the context in which this poetics emerges – the context of present-day Brazilian literature which is characterized by an intense plurality of forms and themes – but also the way the criticism approaches the productions of the current moment. After identifying the impasses between the plurality of productions and part of the criticism they occupy, we chose to use a methodology funded in the recognition of anachronism, which was proposed by Susana Scramin (2007). She uses the text to identify an “economy of affections”. These, excusing the redundancy, “affect” literary writing through the mobilization of different lines of sense, languages, and temporal strata which amplify expression, according to what Florencia Garramuño (2014) proposes. Moreover, the affections resignify the references according to their uses in the works, following Marjorie Perloff’s (2013) line of thought. Therefore, in order to investigate how the affections of visuality and the relations to literary tradition constitute Marques’s poetics of the daily life, her production was analyzed in perspective to other poetics – literary and visual – that also use daily life as poetic substrate. They are: Marcel Duchamp’s readymades, Andy Warhol’s Brillo Boxes (1964), Manuel Bandeira’s modernist poetry, Ana Cristina Cesar’s poetic experience, as well as contemporary art works such as Rivane Neuenschwander’s O trabalho dos dias (1998/2000) and Arne Svenson’s photographic series The Neighbours (2012). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ana Martins Marques | pt_BR |
dc.subject | Poesia brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Contemporary brazilian poetry | pt_BR |
dc.subject | Daily life | pt_BR |
dc.subject | Visual arts | pt_BR |
dc.title | Poéticas do cotidiano: uma leitura de Ana Martins Marques | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4734493327809087 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5779140095343632 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de investigar como se estabelece a poética voltada ao cotidiano da poeta mineira Ana Martins Marques. Poética que apresenta relações constitutivas tanto com a tradição literária quanto com as artes visuais – normalmente explicitadas em epígrafes e dedicatórias – em seus exercícios de reflexão sobre a vida, o amor e a linguagem a partir de poemas que mapeiam cenas, acontecimentos e objetos cotidianos. A pesquisa foi feita levando em consideração, além do contexto em que essa poética emerge – o da poesia brasileira do presente, caracterizado por uma intensa pluralidade de formas e temáticas – o modo como a crítica se aproxima das produções desse momento atual. Após identificar os impasses entre a pluralidade das produções e parte da crítica que delas se ocupam, optou-se por utilizar a metodologia fundada no reconhecimento do anacronismo proposta por Susana Scramin (2007). Ela parte do texto na busca da identificação de uma “economia de afetos”. Estes, com o perdão da redundância, “afetam” o fazer literário através da mobilização de diferentes linhas de sentido, linguagens e estratos temporais que ampliam as expressões, conforme Florencia Garramuño (2014) propõe. Além disso, ressignificam as referências de acordo com as suas utilizações dentro das obras, seguindo a linha de pensamento de Marjorie Perloff (2013). Desse modo, para que se investigasse de que maneira os afetos da visualidade e das relações com a tradição literária constituem a poética do cotidiano de Marques, sua produção foi lida em perspectiva com outras poéticas – literárias e visuais – que também utilizaram o cotidiano como substrato poético. São elas: os readymades de Marcel Duchamp, as Brillo Boxes (1964) de Andy Warhol, a poesia modernista de Manuel Bandeira, a experiência poética de Ana Cristina Cesar, além de trabalhos de arte contemporânea como O trabalho dos dias (1998/2000) de Rivane Neuenschwander e a série fotográfica The Neighbours (2012) de Arne Svenson. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Letras e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Aulus Mandagará | pt_BR |
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PPGL: Dissertações e Teses [299]
Abrange as dissertações e teses do PPGL.