Mostrar el registro sencillo del ítem
Busuu como potencial espaço de ensino de inglês como língua estrangeira através de aplicativos
dc.creator | Pacheco, Tainara Lemos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T14:12:14Z | |
dc.date.available | 2019-04-24T14:12:14Z | |
dc.date.issued | 2018-12-21 | |
dc.identifier.citation | PACHECO, Tainara Lemos. Busuu como potencial espaço de ensino de inglês como língua estrangeira através de aplicativos. 2018. 75f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Centro de Educação e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4347 | |
dc.description.abstract | Applications can be good alternatives for those who want to learn foreign languages. Busuu, is an application that offers twelve languages with free and paid activities. Because it contains an expressive number of users and offers free activities, Busuu is the universe of analysis of this study while the corpus is composed of free and paid activities available in the English language course. With this study it was possible to explore the application regarding research in the area of teaching and learning English language as well as to develop a more comprehensive and critical view of language, such as teaching and learning English in this virtual space and in what way the interaction is established between users. The research was conducted taking into account the resumption of the main methods of teaching languages throughout history, from method to post method, with the aim of understanding how language teaching happened over time. Afterwards, we mobilized the Theory of Activity, which underlies our work. Finally, we talk about computer-mediated language learning (CALL), an area that investigates the impact of computers on language teaching and learning. The main purpose of the study was to identify, describe and analyze how Busuu proposes to teach English to its users, taking into account its contents and the methodology adopted to teach the language to the users. For this, a detailed description of the application as well as the corpus was performed. Subsequently, for the purposes of analysis, three categories were established. The results indicate that Busuu adopts a functional view of language, not prioritizing only its form. In addition, it uses the lexical approach predominantly during the teaching and learning process of English language and some characteristics of the communicative approach. Regarding the interaction between users, this is limited to correction of exercises, that is, there is no closer relationship between the members of the application. Finally, it was found that oral ability has potential to be developed in Busuu, however, it is not. As a suggestion for improvement, we propose interaction activities as in the Teletandem project (TELLES, 2006). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Busuu | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | English | pt_BR |
dc.title | Busuu como potencial espaço de ensino de inglês como língua estrangeira através de aplicativos | pt_BR |
dc.title.alternative | Busuu as a potential space for teaching English as a foreign language through applications | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0278568018179310 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7239316228662609 | pt_BR |
dc.description.resumo | Aplicativos podem ser boas alternativas para quem deseja aprender línguas estrangeiras, como por exemplo, Busuu, um aplicativo que oferece doze línguas com atividades gratuitas e pagas. Por conter um número expressivo de usuários e disponibilizar atividades gratuitas, Busuu compõe o universo de análise desse estudo enquanto que o corpus é composto pelas atividades gratuitas e pagas disponíveis no curso de língua inglesa. Com esse estudo foi possível explorar um aplicativo pouco estudado no que se refere a pesquisas na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa e pôde-se desenvolver uma visão mais abrangente e crítica do que é língua, como ocorre o ensino e a aprendizagem de inglês nesse ambiente virtual e de que maneira a interação é estabelecida entre usuários. A pesquisa foi conduzida levando em consideração a retomada dos principais métodos de ensino de línguas ao longo da história, desde o método ao pós-método, com o objetivo de compreender como que o ensino de línguas aconteceu com o decorrer do tempo. Após, mobilizamos a Teoria da Atividade, a qual embasa nosso trabalho. Por fim, discorremos sobre a Aprendizagem de Línguas Mediada por computador (CALL), área que investiga o impacto do computador no ensino e aprendizagem de línguas. Como objetivo principal, pretendeu-se identificar, descrever e analisar de que forma Busuu se propõe a ensinar língua inglesa a seus usuários, levando em consideração os conteúdos propostos e a metodologia adotada para ensinar a língua aos usuários. Para isso foi realizada uma descrição detalhada do aplicativo bem como do corpus. Posteriormente, para fins de análise foram estabelecidas três categorias. Os resultados apontam que Busuu adota uma visão funcional de língua, não priorizando apenas sua forma. Além disso, utiliza a abordagem lexical predominantemente durante o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa e algumas características da abordagem comunicativa. No que tange a interação entre usuários, esta se limita a correção de exercícios, ou seja, não há uma relação mais estreita entre os membros do aplicativo. Por fim, constatou-se que a habilidade oral tem potencial para ser desenvolvida no Busuu, no entanto, não o é. Como sugestão de aperfeiçoamento, propomos atividades de interação como no projeto Teletandem (TELLES, 2006). | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Letras e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leffa, Vilson José | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGL: Dissertações e Teses [299]
Abrange as dissertações e teses do PPGL.