Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOsório, Mara Rejane Vieira
dc.creatorSecco, Daiane
dc.date.accessioned2019-04-24T18:19:14Z
dc.date.available2019-04-24
dc.date.available2019-04-24T18:19:14Z
dc.date.issued2018-03-14
dc.identifier.citationSECCO, Daiane. Professores formadores: discursos que produzem o currículo e a conduta docente. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4360
dc.description.abstractTaking into consideration that the curriculum is a technology of power guided by wishes and a productive space that creates meanings, representations, identities, concepts and enabled, organized practices to form and instrumentalize the faculty manner, the objective of this assignment is to investigate how curriculum and graduation of Physics teachers have been imagined, spoken and produced by five gr aduating teachers of the Graduate Physics course of the Institute of Federal Education, Science and Technology from Rio Grande do Sul Southern Campus Pelotas-Visconde da Graça (IFSul/CaVG).The research was based theoretically and methodologically from the perspective of post-structuralist studies of Foucaultian inspiration.Data collection was obtained from utilizing semi-structured interviews recorded in audio and transcribed. Recognition of information was treated from the perspective of speech analysis performed by Fischer (2012). In this case, the strategy of analytical description was to work with the speech itself and the relation it places into operation and what it produces. Thus, it is observed that: 1) the nature of the course is the result of a deeply dynamic and unstable relation of power that surrounds the Federal Institutes and Graduate Degree in Physics; 2) the curriculum´s proposal is interdisciplinary, based on integration between the contents of Physics, Chemistry and Biology during the first three semesters; 3) the renovation performed followed a traditional perspective and maintenance of a type of course and curriculum; 4) there is a thought which attributes the knowledge of practice as a condition for good teacher formation; 5) the teacher trainers have various conceptions about curriculum and training of Physics teachers. Finally, the research made it possible to conclude that the maintenance of certain curricular standards and the enphasis on practice have been supported by speeches that have become naturalized and are true among teacher trainers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.titleProfessores formadores: discursos que produzem o currículo e a conduta docente.pt_BR
dc.title.alternativeProfessor trainers: speeches that form docente conduct and curriculum.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8127594795845103pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0786686849417044pt_BR
dc.description.resumoConsiderando-se que o currículo é uma tecnologia de poder pautada por desejos e um espaço produtivo que cria significados, representações, identidades, conceitos e práticas capacitadas e organizadas para, produzir e instrumentalizar a conduta docente, objetivou-se neste trabalho investigar como o currículo e a formação de professores de Física têm sido imaginados, falados e produzidos por cinco professores formadores do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas-Visconde da Graça (IFSul/CaVG). A pesquisa foi fundamentada teórica e metodologicamente pela perspectiva dos estudos pós-estruturalistas de inspiração foucaultiana. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e transcritas. A apreciação das informações foi tratada a partir da perspectiva da análise de discurso conduzida por Fischer (2012). Nesse caso, a estratégia de descrição analítica foi trabalhar com o próprio discurso e a relação que ele coloca em funcionamento e o que ele produz. Desse modo, observa-se que: 1) a natureza do curso é o resultado de uma relação de poder, profundamente dinâmica e instável, que cerca os Institutos Federais e o curso de Licenciatura em Física; 2) a proposta do currículo é interdisciplinar, com base na integração entre os conteúdos de Física, Química e Biologia ao longo dos três primeiros semestres; 3) a reforma realizada seguiu a perspectiva tradicional e a manutenção de um tipo de curso e currículo; 4) existe um pensamento que atribui aos saberes da prática a condição para a boa formação docente; 5) os professores formadores possuem concepções diversas sobre currículo e formação de professores de Física. Por fim, a pesquisa possibilitou concluir que a manutenção de certos padrões curriculares, e a ênfase na prática, vêm sendo sustentadas por discursos que se naturalizaram e funcionam como verdadeiros entre os professores formadores.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples