Mostrar el registro sencillo del ítem
O processo de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci: política, cultura e trabalho
dc.contributor.advisor | Oliveira, Neiva Afonso | |
dc.creator | Duarte, Evandro Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-04-26T12:34:10Z | |
dc.date.available | 2019-04-25 | |
dc.date.available | 2019-04-26T12:34:10Z | |
dc.date.issued | 2018-09-28 | |
dc.identifier.citation | DUARTE, Evandro Santos. O processo de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci: política, cultura e trabalho. 2018. 120f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação -Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4372 | |
dc.description.abstract | The study carried out in this text aims to discuss the problem of human formation, based on the theoretical thinking of the Italian author Antonio Gramsci. Starting from three axes of the author's thought, which are political praxis, cultural formation and training through work - we seek to identify strategies for the construction of the formative process that makes possible the emancipation of the subjects. In its first chapter, the question of the method of analysis and interpretation of writings is discussed, as a way of understanding the ideas defended by the Italian author. In the second chapter, the issue of Gramsci in Education in Brazil is briefly discussed. In the continuity of the third chapter, an analysis is made of the Political Writings in the intentionality of defining what the author thinks in relation to the process of human formation. In the last chapter, one works from Gramsci's Notebook 12, seeking understanding and the role of intellectuals in the revolutionary process, or how they work for the maintenance of the system, also discussing the question of the educational principle and how it can be understood as an expression of the historical moment lived by the Italian author, so that, at the end of the chapter, we address the question of the Unitarian School, which for Gramsci would be the expression of the general formation process of the revolutionary subjects. Understanding that the process of formation thought by Gramsci has in its last aim the freedom. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Antonio Gramsci | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Human formation | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Job | pt_BR |
dc.subject | Freedom | pt_BR |
dc.title | O processo de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci: política, cultura e trabalho | pt_BR |
dc.title.alternative | The process of human formation in Antonio Gramsci's thought: politics, culture and work | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1128876176716821 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7408879749508088 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo realizado nesse texto visa a discutir a problemática da formação humana, tendo como fundamento teórico o pensamento do autor italiano Antonio Gramsci. Partindo de três eixos do pensamento do autor, que são a práxis política, a formação cultural e a formação pelo trabalho – busca-se identificar estratégias para a construção do processo formativo que possibilite a emancipação dos sujeitos. Em seu primeiro capítulo, discute-se a questão do método de análise e interpretação dos escritos, como forma de entendimento das ideias defendidas pelo autor italiano. No segundo capítulo, trata-se, de forma breve, a questão de Gramsci na Educação do Brasil. Na continuidade do terceiro capítulo, faz-se uma análise sobre os Escritos Políticos na intencionalidade de definir o que o autor pensa em relação ao processo de formação humana. No último capítulo, trabalha-se partindo do Caderno 12 de Gramsci, buscando o entendimento e o papel dos intelectuais no processo revolucionário, ou como os mesmos trabalham para a manutenção do sistema, discutindo também a questão do princípio educativo e como esse pode ser entendido como uma expressão do momento histórico vivido pelo autor italiano, para, ao final do capítulo abordarmos a questão da Escola Unitária, que, para Gramsci, seria a expressão do processo de formação geral dos sujeitos revolucionários. Entendendo que o processo de formação pensado por Gramsci tem em seu fim último a liberdade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.