Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorOliveira, Neiva Afonso
dc.creatorDuarte, Evandro Santos
dc.date.accessioned2019-04-26T12:34:10Z
dc.date.available2019-04-25
dc.date.available2019-04-26T12:34:10Z
dc.date.issued2018-09-28
dc.identifier.citationDUARTE, Evandro Santos. O processo de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci: política, cultura e trabalho. 2018. 120f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação -Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4372
dc.description.abstractThe study carried out in this text aims to discuss the problem of human formation, based on the theoretical thinking of the Italian author Antonio Gramsci. Starting from three axes of the author's thought, which are political praxis, cultural formation and training through work - we seek to identify strategies for the construction of the formative process that makes possible the emancipation of the subjects. In its first chapter, the question of the method of analysis and interpretation of writings is discussed, as a way of understanding the ideas defended by the Italian author. In the second chapter, the issue of Gramsci in Education in Brazil is briefly discussed. In the continuity of the third chapter, an analysis is made of the Political Writings in the intentionality of defining what the author thinks in relation to the process of human formation. In the last chapter, one works from Gramsci's Notebook 12, seeking understanding and the role of intellectuals in the revolutionary process, or how they work for the maintenance of the system, also discussing the question of the educational principle and how it can be understood as an expression of the historical moment lived by the Italian author, so that, at the end of the chapter, we address the question of the Unitarian School, which for Gramsci would be the expression of the general formation process of the revolutionary subjects. Understanding that the process of formation thought by Gramsci has in its last aim the freedom.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAntonio Gramscipt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectHuman formationpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectJobpt_BR
dc.subjectFreedompt_BR
dc.titleO processo de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci: política, cultura e trabalhopt_BR
dc.title.alternativeThe process of human formation in Antonio Gramsci's thought: politics, culture and workpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1128876176716821pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7408879749508088pt_BR
dc.description.resumoO estudo realizado nesse texto visa a discutir a problemática da formação humana, tendo como fundamento teórico o pensamento do autor italiano Antonio Gramsci. Partindo de três eixos do pensamento do autor, que são a práxis política, a formação cultural e a formação pelo trabalho – busca-se identificar estratégias para a construção do processo formativo que possibilite a emancipação dos sujeitos. Em seu primeiro capítulo, discute-se a questão do método de análise e interpretação dos escritos, como forma de entendimento das ideias defendidas pelo autor italiano. No segundo capítulo, trata-se, de forma breve, a questão de Gramsci na Educação do Brasil. Na continuidade do terceiro capítulo, faz-se uma análise sobre os Escritos Políticos na intencionalidade de definir o que o autor pensa em relação ao processo de formação humana. No último capítulo, trabalha-se partindo do Caderno 12 de Gramsci, buscando o entendimento e o papel dos intelectuais no processo revolucionário, ou como os mesmos trabalham para a manutenção do sistema, discutindo também a questão do princípio educativo e como esse pode ser entendido como uma expressão do momento histórico vivido pelo autor italiano, para, ao final do capítulo abordarmos a questão da Escola Unitária, que, para Gramsci, seria a expressão do processo de formação geral dos sujeitos revolucionários. Entendendo que o processo de formação pensado por Gramsci tem em seu fim último a liberdade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem