Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPeres, Lúcia Maria Vaz
dc.creatorMohammed, Francine Furtado Vieira
dc.date.accessioned2019-04-26T12:34:53Z
dc.date.available2019-04-25
dc.date.available2019-04-26T12:34:53Z
dc.date.issued2018-04-27
dc.identifier.citationMOHAMMED, Francine Furtado Vieira. Marcas (auto) formadoras e interlocuções com as personagens do teatro na Constituição da artista-professora que sou: reflexões à formação. 2018. 130 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4373
dc.description.abstractThe present text aims to present my Master's dissertation, developed in the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Pelotas (UFPEL). In which, I have approached my formation trajectory where I work with the relationship between the influence of three characters, represented by me in the theatre and their possible influence on my formation. These characters, besides marking my course of formation, accompanied me throughout this process. In view of this, I aim to visualize the faces of the female present in the characters, marked in the trajectory of an artist who becomes a teacher. The authors who base my writings; I emphasized Swiss author and researcher Marie-Christine Josso (2004) and her autobiographical research, also the Gaucho researcher and author Juremir Machado da Silva (2003, 2017), who helped me to think about the reservoirs and motors as intimations of the Imaginary that has been constituting me. Considering that both authors have allowed me to reflect and problematize these three female characters in my constitution as a professional, artist and teacher. Above all, with regard to these marks of female faces of the characters and their importance of looking at my (auto) formation. In it, I found the reverberation of the feminine faces of these three women in my formation as constituents of a receptive view, which fermented my imaginations with docent practice, marking my trajectory, and considering them as great contributors to a self-formative path. In this sense, the research brings to light the experiences I had with the characters of the theatre sharpen my views back to my (Auto) formation. Thus, I understand the importance of searching and the problematizing, of the memories of the past lived. Here I worked through with the moments that I considered as a trainer in the process of learning and formation.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNarrativas autobiográficaspt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectArtista-professorapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAutobiographical narrativespt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectArtist-teacherpt_BR
dc.titleMarcas (auto) formadoras e interlocuções com as personagens do teatro na Constituição da artista-professora que sou: reflexões à formaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe marks of (auto) formation and interlocutions with the characters of the theater in the constitution of the artististic-teacher, who i am: reflections on formation.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0558720619558236pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zanella, Andrisa Kemel
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0179070058662351pt_BR
dc.description.resumoO presente texto tem como objetivo apresentar minha dissertação de Mestrado, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Nele, abordo a minha trajetória de formação onde trabalho a relação entre a influência de três personagens por mim representadas no teatro e sua possível influência na docência. Estas personagens, além de marcarem meu percurso de formação, me acompanharam ao longo deste processo. Diante disso, tenho como objetivo visibilizar as faces do feminino presente nas personagens, marcado na trajetória de uma artista que se torna professora. Como autores que embasam minhas escritas, destaco a pesquisadora suíça Marie-Christine Josso (2004) e sua abordagem (auto)biográfica e o professor, pesquisador gaúcho Juremir Machado da Silva (2003, 2017) que me ajuda a pensar os reservatórios e os motores como intimações do Imaginário que vem me constituindo. Considerando que ambos autores me permitiram refletir e problematizar sobre a reverberação destas três personagens mulheres, na m inha constituição como profissional – artista – professora. Sobretudo, no que se refere às marcas da face feminina das personagens e sua importância no olhar para a formação de si. Nela, encontrei a reverberação das faces do feminino dessas três mulheres em minha formação como constituidoras de um olhar receptivo, que fermentaram as minhas imaginações com as práticas na docência, marcando minha trajetória, e considerando-as como grandes contribuintes em um caminho autoformativo. Neste sentido, a pesquisa traz à luz as experiências que obtive junto às personagens do teatro, aguçando meu olhar à volta de minha (auto)formação. Assim, compreendo a importância da busca e da problematização das memórias do vivido, aqui trabalhadas através dos momentos que considerei formadores nesse processo de aprendizagem e formação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem