Professores e a utilização das tecnologias digitais interativas: perspectivas para a sala de aula

Visualizar/ Abrir
Data
2018-05-03Autor
Silva, Gabriel Souza Germann da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na pesquisa aqui apresentada buscou-se compreender como os professores de escolas da rede pública da cidade de Pelotas - RS expressam-se sobre o uso das tecnologias digitais interativas em suas aulas. Sabendo-se que as tecnologias digitais estão cada vez mais inseridas no dia-a-dia e que elas provocam significativas transformações nos modos de pensar e agir nos sujeitos inseridos no
contexto escolar. Este trabalho tem como objetivo compreender qual é a proposta pedagógica dos professores quando utilizam-se das tecnologias digitais interativas para desenvolver conteúdos em suas aulas. Para alguns autores, tecnologia é considerada como um recurso que tem como objetivo resolver problemas de acordo a dada necessidade. Entretanto na sala de aula a perspectiva poderá ser diferente. Através de entrevistas semiestruturadas com quatro professores que atuam na escola básica percebeu-se a priori que o professor, muitas vezes, não tem possibilidades de usar as tecnologias interativas, ou porque a escola pouco disponibiliza o contato dos alunos e estudantes com esses aparatos, ou porque o professor tem dúvidas de como utilizá-las para que seu ensino seja relevante e
provoque os alunos a serem participantes na sua construção. O que acontece é que, por mais que as escolas tenham disponibilizado os espaços com muitos aparatos tecnológicos e acesso à rede de internet como laboratórios de informática e aparelhos digitais como notebook, tablets entre outros, o professores ainda utilizam esses aparelhos como ferramentas que auxiliam na apresentação de determinado conteúdo, para exposição de imagens ou mesmo apresentação dos conteúdos na forma de vídeos que possibilitam a compreensão por parte dos alunos, e não como uma proposta pedagógica que diferencia o aprendizado destes. Observou-se que as discussões de cunho pedagógico sobre a utilização das tecnologias digitais interativas ainda estão longe das escolas e dos professores na perspectiva de se transformarem em um importante recurso didático.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: