Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrth, Miguel Alfredo
dc.creatorCastro, Juliana Lübke
dc.date.accessioned2019-04-26T12:36:28Z
dc.date.available2019-04-25
dc.date.available2019-04-26T12:36:28Z
dc.date.issued2018-09-03
dc.identifier.citationCASTRO, Juliana Lübke. A tutoria na Educação a Distância: olhares sobre o tutor presencial de um curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distância. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4375
dc.description.abstractThis study aims to investigate the knowledge and qualifications of present tutors, and their actions developed in a course of Letters - Spanish in distance in a Federal University located in Rio Grande do Sul. For this, were involved all members of the course, including coordinators, teachers researchers / trainers, distance tutors, present tutors, in addition to students. As for the methodological aspects, the research has a qualitative approach and is classified as a field of study and having as data collection instruments the questionnaire and the interview. Questionnaires were administered to all subjects and interview only for the present tutors. Data analysis was made from the Text Analysis Discourse (MORAES, 2003) and the leading scholars for the theoretical basis of the study were Belloni (2006), Mattar (2011), Mill (2014) and Tardif (2014). The results obtained that the present tutor needs knowledge like the technological, educational, pedagogical, personal, disciplinary and curricular. Furthermore, it is that we emphasize that the present tutor is considered a teacher, since it plays teaching activities, such as mediating two meetings. However, it also carries out some administrative activities, as the present tutor is the link between the student and the University. We identify the present tutor as essential for combating evasion in University in the distance, for his presence and activity aids in retention of students. Although this agent conduct continuing education, participating in the ratings, does not have the proper professional recognition because it is seen as a scholar, having no labor rights.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTutor presencialpt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectPresent tutorpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleA tutoria na Educação a Distância: olhares sobre o tutor presencial de um curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a distânciapt_BR
dc.title.alternativeThe tutory in de Distance Educational: visions of the present tutor in a course of Letters – Spanish in distancept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2610242255118511pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9604790118520059pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zamperetti, Maristani Polidori
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8058990518394490pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar os saberes e as qualificações dos tutores presenciais, e as suas ações desenvolvidas em um curso de Letras – Espanhol a distância em uma Universidade Federal situada no Rio Grande do Sul. Para isso, foram envolvidos todos os integrantes do curso, dentre eles coordenadores, professores pesquisadores/formadores, tutores a distância, tutores presenciais, além dos alunos. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo classificada como um estudo de campo e possuindo como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. Os questionários foram aplicados a todos os sujeitos e a entrevista apenas para os tutores presenciais. A análise dos dados foi feita a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003) e os principais estudiosos para o embasamento teórico do trabalho foram Belloni (2006), Mattar (2011), Mill (2014) e Tardif (2014). Como resultados obtivemos que o tutor presencial necessita, em maior ou em menor grau, de saberes como os tecnológicos, os didáticos, os pedagógicos, os pessoais, os disciplinares e os curriculares. Ademais, vale ressaltarmos que o tutor presencial é considerado um professor, visto que desempenha atividades docentes, como por exemplo mediar os encontros presenciais. No entanto, também realiza algumas atividades administrativas, já que o tutor presencial é a ligação entre o aluno e a universidade. Identificamos o tutor presencial como essencial para o combate à evasão universitária na modalidade a distância, pois sua presença e atuação auxilia na permanência dos alunos. Apesar de este agente realizar formação continuada, participando de constantes qualificações, não possui o devido reconhecimento profissional, porque é visto como um bolsista, não possuindo direitos trabalhistas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples