dc.contributor.advisor | Nörnberg, Marta | |
dc.creator | Jardim, Juliana Mendes Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2019-04-26T12:36:42Z | |
dc.date.available | 2019-04-25 | |
dc.date.available | 2019-04-26T12:36:42Z | |
dc.date.issued | 2018-05-02 | |
dc.identifier.citation | JARDIM, Juliana Mendes Oliveira. Relatos e reflexões de uma alfabetizadora sobre sua prática: trabalho colaborativo e heterogeneidade. Pelotas: Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4376 | |
dc.description.abstract | This research describes and analyses how the collaborative work and the heterogeneity to be the guiding principle of the pedagogical practice and favor the teaching process of contents, especially, of the Alphabetic Writing System (AWS). The investigation is supported on the learning theories to understand children’s learning process, pointing to collaborative work as a teaching principle which can enhance the AWS teaching. From the methodological point of view, it is centered on the analysis of
the work carried out with two groups of children who attended the first year of elementary school, in the years of 2014 and 2015. The data collection was carried out through two movements: the first was related to the teacher’s practice, analyzing the pedagogical documentation produced; and, the second was related to the children, analyzing tests and videos. The analyses allow us to declare that heterogeneity, when valued by the teacher as a source of richness, it may strengthen the AMS teaching
practices. The activities of word writing, done in collaborative groups, arose cognitive conflicts. In these moments, it was also possible no notice higher levels of collaboration among the children. In the teacher’s talk and attitude we observed models of interaction which reaffirm the epistemological position which supports her pedagogical practice. Finally, the analyses show that when in an interactive context with their peers, the children reproduce actions and attitudes similar to the teacher’s. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
dc.subject | Heterogeneidade | pt_BR |
dc.subject | Sistema de escrita alfabética | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject | Collaborative work | pt_BR |
dc.subject | Heterogeneity | pt_BR |
dc.subject | Alphabetic writing system | pt_BR |
dc.title | Relatos e reflexões de uma alfabetizadora sobre sua prática: trabalho colaborativo e heterogeneidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Reports and reflections of a literacy teacher about her practice: collaborative work and heterogeneity | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9820352805699194 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7467574585513397 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca entender a importância do trabalho colaborativo, tomando-o como princípio norteador da prática pedagógica, procurando identificar o que é necessário para que isso ocorra para, desse modo, favorecer o processo de ensino de conteúdos, em especial do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Para tanto, a investigação se apoia nas teorias da aprendizagem para compreensão do processo de aprendizagem infantil, valorizando o trabalho colaborativo como um princípio didático que pode potencializar o ensino do SEA. Do ponto de vista metodológico, centra-se na análise do trabalho desenvolvido com duas turmas de crianças que cursaram o primeiro ano do Ensino Fundamental, nos anos de 2014 e 2015. A coleta de dados foi realizada por meio de dois movimentos: o primeiro vinculado à prática da professora, a partir da análise da documentação pedagógica por ela produzida; e o segundo, fazendo uso de coletas de materiais, por meio de testes e filmagens. As
análises permitiram afirmar que o trabalho colaborativo exige uma série de cuidados em torno de sua organização e de seu desenvolvimento. Mostrou, também, que o trabalho colaborativo, quando compreendido pelo professor como princípio didático, estando assim internalizado em sua posição epistemológica, pode auxiliar e qualificar a prática pedagógica e o ensino do SEA, especialmente no primeiro ano do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |