Show simple item record

dc.contributor.advisorNörnberg, Marta
dc.creatorJardim, Juliana Mendes Oliveira
dc.date.accessioned2019-04-26T12:36:42Z
dc.date.available2019-04-25
dc.date.available2019-04-26T12:36:42Z
dc.date.issued2018-05-02
dc.identifier.citationJARDIM, Juliana Mendes Oliveira. Relatos e reflexões de uma alfabetizadora sobre sua prática: trabalho colaborativo e heterogeneidade. Pelotas: Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4376
dc.description.abstractThis research describes and analyses how the collaborative work and the heterogeneity to be the guiding principle of the pedagogical practice and favor the teaching process of contents, especially, of the Alphabetic Writing System (AWS). The investigation is supported on the learning theories to understand children’s learning process, pointing to collaborative work as a teaching principle which can enhance the AWS teaching. From the methodological point of view, it is centered on the analysis of the work carried out with two groups of children who attended the first year of elementary school, in the years of 2014 and 2015. The data collection was carried out through two movements: the first was related to the teacher’s practice, analyzing the pedagogical documentation produced; and, the second was related to the children, analyzing tests and videos. The analyses allow us to declare that heterogeneity, when valued by the teacher as a source of richness, it may strengthen the AMS teaching practices. The activities of word writing, done in collaborative groups, arose cognitive conflicts. In these moments, it was also possible no notice higher levels of collaboration among the children. In the teacher’s talk and attitude we observed models of interaction which reaffirm the epistemological position which supports her pedagogical practice. Finally, the analyses show that when in an interactive context with their peers, the children reproduce actions and attitudes similar to the teacher’s.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectHeterogeneidadept_BR
dc.subjectSistema de escrita alfabéticapt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectCollaborative workpt_BR
dc.subjectHeterogeneitypt_BR
dc.subjectAlphabetic writing systempt_BR
dc.titleRelatos e reflexões de uma alfabetizadora sobre sua prática: trabalho colaborativo e heterogeneidadept_BR
dc.title.alternativeReports and reflections of a literacy teacher about her practice: collaborative work and heterogeneitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9820352805699194pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7467574585513397pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca entender a importância do trabalho colaborativo, tomando-o como princípio norteador da prática pedagógica, procurando identificar o que é necessário para que isso ocorra para, desse modo, favorecer o processo de ensino de conteúdos, em especial do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Para tanto, a investigação se apoia nas teorias da aprendizagem para compreensão do processo de aprendizagem infantil, valorizando o trabalho colaborativo como um princípio didático que pode potencializar o ensino do SEA. Do ponto de vista metodológico, centra-se na análise do trabalho desenvolvido com duas turmas de crianças que cursaram o primeiro ano do Ensino Fundamental, nos anos de 2014 e 2015. A coleta de dados foi realizada por meio de dois movimentos: o primeiro vinculado à prática da professora, a partir da análise da documentação pedagógica por ela produzida; e o segundo, fazendo uso de coletas de materiais, por meio de testes e filmagens. As análises permitiram afirmar que o trabalho colaborativo exige uma série de cuidados em torno de sua organização e de seu desenvolvimento. Mostrou, também, que o trabalho colaborativo, quando compreendido pelo professor como princípio didático, estando assim internalizado em sua posição epistemológica, pode auxiliar e qualificar a prática pedagógica e o ensino do SEA, especialmente no primeiro ano do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record