Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves
dc.creatorSilva, Lucas de Freitas da
dc.date.accessioned2019-04-26T12:38:29Z
dc.date.available2019-04-26
dc.date.available2019-04-26T12:38:29Z
dc.date.issued2018-03-12
dc.identifier.citationSILVA, Lucas de Freitas da. O Estágio Curricular Supervisionado na ótica de egressos de um curso de licenciatura em Educação Física. 2018. 129 F. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4377
dc.description.abstractThis master's degree study is added to the research line Teacher Training, Teaching, Processes and Educational Practices of the Post-Graduate Program in Education, Faculty of Education, Federal University of Pelotas (UFPel). The general purpose of this work was to describe the development of the Supervised Curricular Internship from the perspective of the graduates of the daytime physical degree course in Physical Education at UFPel; as well as, among other specific objectives, to determine if the experience of graduates as interns contributed to their construction of teaching identity and how this occurred. The work consisted of an exploratory research with a qualitative approach. The subjects participating in the research were graduates of the teaching graduate course in Physical Education of the ESEF/UFPel of the years 2015/2 and 2016/2. As main criteria for the selection of these subjects we had: to have studied the ECS subjects of the Initial Years and Final Years of Elementary School and High School. The instrument used for data collection was a questionnaire with open and closed questions. The theoretical contributions were mainly based on the following authors: Pimenta and Lima (2004); Canciglieri (2016); Cardozo (2012); Gerhardt (2009); Téo (2013); Zancan (2012); Pinto (2014); Scherer (2008); and Montiel (2010). It was concluded that the ECS of the ESEF/UFPel day course degree have a good concept in the view of the graduates, making satisfactory theoretical, methodological and practical criteria. Also in the view of these, we realize that even with all the problems of Brazilian education, the school remains a very receptive place to the presence of interns. It was verified tha t there was a change in the perception of the graduates about being a teacher after the ECS, cementing the bases for solidifying their teaching identity by providing a real experience of what it is to be a teacher in practice. The Supervised Curricular Internship is a very important and indispensable part of the teacher training and the ESEF/UFPel graduates are aware of this fact.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectSupervised curricular internshippt_BR
dc.subjectPhysical education coursept_BR
dc.subjectCourse graduatespt_BR
dc.titleEstágio Curricular Supervisionado na ótica de egressos de um curso de licenciatura em Educação Física.pt_BR
dc.title.alternativeThe Internship Supervised in the perspective of graduates of a Physical Education degreept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5007836194741195pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0468641258337595pt_BR
dc.description.resumoEste estudo de mestrado agrega-se à linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Teve por objetivo geral descrever o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado na ótica de egressos do curso presencial diurno de licenciatura em Educação Física da UFPel; além de, dentre outros objetivos específicos, averiguar se a experiência dos egressos como estagiários contribuiu para a sua construção identitária docente e de que forma isto ocorreu. O trabalho consistiu em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram egressos do curso de licenciatura em Educação Física da ESEF/UFPel dos anos de 2015/2 e 2016/2. Como principais critérios de seleção destes sujeitos tivemos: terem cursado as disciplinas de ECS dos Anos Iniciais, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os aportes teóricos sustentaram-se, principalmente, nos seguintes autores: Pimenta e Lima (2004); Canciglieri (2016); Cardozo (2012); Gerhardt (2009); Téo (2013); Zancan (2012); Pinto (2014); Scherer (2008); e Montiel (2010). Concluiu-se que os ECS do curso de licenciatura diurno da ESEF/UFPel possuem um bom conceito na visão dos egressos, perfazendo critérios teóricos, metodológicos e práticos de maneira satisfatória. Também na visão destes, percebemos que mesmo com todos os problemas da educação brasileira, a escola se mantém como um local muito receptivo à presença dos estagiários. Foi constatado que houve mudança na percepção dos egressos sobre o ser professor após a realização dos ECS, cimentando as bases para solidificação de sua identidade docente ao proporcionar uma experiência real do que é ser professor na prática. O Estágio Curricular Supervisionado é parte importantíssima e indispensável da formação do professor e os egressos da ESEF/UFPel estão cientes de tal fato.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples