Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCamargo, Síglia Pimentel Höher
dc.creatorPinho, Mariana Campos
dc.date.accessioned2019-04-29T20:18:39Z
dc.date.available2019-04-29
dc.date.available2019-04-29T20:18:39Z
dc.date.issued2018-05-11
dc.identifier.citationPINHO, Mariana Campos. Contribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula, para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Uma intervenção no contexto escolar. 2018. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4379
dc.description.abstractThe present research investigated whether the performance of play activities in an inclusive context, that is, in the context of a regular classroom, helps in the development and learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), especially in the area of writing. The literacy process carried out by these children has been a great challenge for teachers. The appropriation of written language, the development of mental functions (higher psychological functions) that allow a refined action in the symbolic plane and the pathways of symbolization covered are important aspects to be studied, since there are still few studies in the scientific field. the majority focused on communication and behavior. An intervention -type research was conducted that sought to understand the process of development and learning of a student with ASD, through the performance of play activities with their peers in the regular classroom. The study included a boy with a previous diagnosis of ASD at the age of eight, enrolled in the second year of elementary school at a public school in the city of Pelotas. The ludic activities were presented and directed by the titular teacher, these being carried out by the student with his classmates daily in the classroom. The tests to evaluate the student's learning process was applied by the titular teacher in the multifunctional resource room three times, for a period of five months. The analysis and interpretation of the data was carried out using the microgenetic method (GÓES, 2000) and content analysis of the thematic type (Minayo, 1993). The results indicated that the application of playful activities in an inclusive context generates a great benefit in the learning of children with ASD,promoting the increase of social interaction, from the development of shared attention ability, causing significant progress in communication and understanding of the literate universe.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectSocial interactionpt_BR
dc.subjectWritten languagept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleContribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula, para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma intervenção no contexto escolarpt_BR
dc.title.alternativeContributions of the use of play activities in the classroom for the development and learning of a child with Autism Spectrum Disorder (ASD): An intervention in the school contextpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5088266615506723pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1925189093877793pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou se a realização de atividades lúdicas em contexto inclusivo, isto é, em contexto de sala de aula regular, auxilia no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente na área da escrita. O processo de alfabetização percorrido por essas crianças tem se colocado como um grande desafio para os professores. A apropriação da linguagem escrita, o desenvolvimento de funções mentais (funções psicológicas superiores) que lhe permitam uma atuação refinada no plano simbólico e os percursos de simbolização percorridos são aspectos importantes para serem estudados, visto que ainda são poucos os estudos no campo científico, sendo à maioria voltado à comunicação e comportamento. Foi realizada uma pesquisa do tipo intervenção que buscou a compreensão do processo de desenvolvimento e aprendizagem de uma aluno com TEA, mediante a realização de atividades lúdicas junto a seus pares em sala de aula regular. Participou do estudo um menino com diagnóstico prévio de TEA, com oito anos de idade, matriculado no segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Pelotas. As atividades lúdicas foram apresentadas e direcionadas pe la professora titular, sendo estas realizadas pelo aluno junto a seus colegas diariamente em sala de aula. As testagens para avaliar o processo de aprendizagem do aluno foi aplicada pela professora titular na sala de recursos multifuncional três vezes, por um período de cinco meses. A análise e interpretação dos dados foi efetivada a partir do método microgenético ( GÓES,2000) e análise de conteúdo do tipo temática ( Minayo,1993). Os resultados indicaram que a aplicação de atividades lúdicas em contexto inclusivo gera um grande benefício no aprendizado de crianças com TEA, promovendo o aumento da interação social, a partir do desenvolvimento da habilidade de atenção compartilhada, provocando progressos significativos na comunicação e compreensão do universo letrado.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem