Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMarques, Michel Hallal
dc.date.accessioned2019-04-29T20:19:29Z
dc.date.available2019-04-29
dc.date.available2019-04-29T20:19:29Z
dc.date.issued2018-04-23
dc.identifier.citationMARQUES, Michel Hallal. Identidade e formação de docentes universitários: Reflexões acerca das visões de professores bacharéis. 2018. 78f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4380
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand how the bachelors who teach calculus and physics classes at the Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas are building and identifying themselves as professors of university. It is based on the assumption that the professor brings to the classroom a large experience acquired through studies and researches or the exercise of another profession, although they present little knowledge of practices and resources when it comes to sharing knowledge, making their professional experience from another activity in an almost null variant in the exercise of teaching. It seems to be a consensus, in this logic, that the identity of the professor is given by the specificity of the knowledge of the occupation of origin. Higher education, parting from its pedagogical construction, is presented as a complex act, from processes of efforts with questions of forming necessities to their adaptation to methodologies and institutional objectives. The data of this research was obtained through semi -structured interviews, applied to a sample of 04 (four) teachers who work at the Instituto de Física e Matemática of UFPel. The answers resulted and the theoretical references used to write the dissertation are based on the studies of Zabalza (2004), Cunha (2000, 2003, 2009), Pimenta and Anastasiou (2014), among others. The study is qualitative, supported theoretically in the researches of Bogdan and Biklen (1979), Ludke and André (1986) and in the content analysis of Bardin (2011). It was verified that the professors found some challenges at the beginning of their journey because they did not have pedagogical specialization courses for this profession;however, many barriers were overcome due to the qualification they carried out by their own, since university does not offer specific co urses to the professors. Also, it was verified that professors, although without specific training for teaching, identify themselves with this career, in which develop their researches, experiences and build knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDocência universitáriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversity teachingpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titleIdentidade e formação de docentes universitários: reflexões acerca das visões de professores bacharéispt_BR
dc.title.alternativeIdentity and training of university teachers: Reflections on the visions of bachelors teachers.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2685475955532736pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo compreender como os bacharéis que ministram aulas de cálculo e física no Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas se constroem e se identificam docentes do Ensino Superior. Parte-se de um pressuposto que o professor traz para a sala de aula uma vasta experiência adquirida por meio de estudos e pesquisas ou ainda pelo exercício de outra profissão, mas que pouco conhece de práticas e recursos voltados ao compartilhamento do saber, tornando sua experiência profissional oriunda de outra atividade em uma variável quase nula no exercício da docência. Parece ser consenso, nessa lógica, que a identidade do professor universitário é dada pela especificidade do conhecimento da profissão de origem. A educação superior, a partir da sua construção pedagógica, é apresentada como um ato complexo, desde processos de esforços com questões de necessidades formativas até mesmo a sua adaptação a metodologias e objetivos institucionais. Os dados dessa pesquisa foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a uma amostra de 04 (quatro) professores que trabalham no Instituto de Física e Matemática da UFPel. As respostas obtidas e o referencial teórico utilizado para a escrita da dissertação se baseiam nos estudos de Zabalza (2004), Cunha (2000, 2003, 2009), Pimenta e Anastasiou (2014), entre outros. O estudo é de cunho qualitativo, sustentado teoricamente nas pesquisas de Bogdan e Biklen (1979), Ludke e André (1986) e na análise de conteúdo de Bardin (2011). Foi verificado que os professores encontraram alguns desafios no inicio da docência por não possuírem formação pedagógica para a profissão, porém, muitas barreiras foram superadas devido à qualificação que realizaram por conta própria, pois a universidade não oferece cursos de formação para seus docentes. Também foi verificado que os professores, ainda que sem formação específica para docência, se identificam com a profissão e nela desenvolvem suas pesquisas, experiências e constroem saberes.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem