Memórias das práticas escolares de educação física no curso de magistério do Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas/RS, década de 1970)

Visualizar/ Abrir
Data
2018-07-17Autor
Teixeira, Tânia Nair Alvares
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação tem como objetivo investigar as memórias de discentes e docentes sobre as práticas escolares da disciplina de Educação Física desenvolvidas no Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas/RS) na década de 1970, auge da repressão política promovida pela Ditadura civil-militar brasileira. Para tanto, valemo-nos do diálogo com a historiografia da História da Educação e de alguns de seus temas adjacentes, como História das instituições, das normalistas, das especificidades políticas e educacionais do período, do ensino de Educação Física, da metodologia da História Oral e das reflexões teóricas sobre memória. Com relação às fontes para a pesquisa, utilizamos narrativas de estudantes e de professoras, documentos escritos (diários de classe e regimento escolar) e fotografias pertencentes à instituição. A análise da escrituração escolar e das narrativas apontam que as
práticas propostas e desenvolvidas na disciplina de Educação Física ganharam evidência nos anos 1970, especialmente porque focalizavam a esportivização, o civismo e a disciplina, elementos tão caros aos entendimentos educacionais e políticos da época. Assim, a formação de professoras, em seu caráter curricular e didático, esteve perpassada por aulas de Educação Física nas quais as práticas – ora encaradas como disciplinares, ora como autoritárias – ganhavam contornos de cunho esportivista e militarista.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: