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dc.contributor.advisorBussoletti, Denise Marcos
dc.creatorKohls, Tatiani Müller
dc.date.accessioned2019-04-29T20:21:43Z
dc.date.available2019-04-29
dc.date.available2019-04-29T20:21:43Z
dc.date.issued2018-05-04
dc.identifier.citationKOHLS, Tatiani Müller. Tramando sonhos: infâncias e representações. 2018. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4383
dc.description.abstractThis dissertation seeks to access and allow reflection on the childhood dream representations and the multiple ways children have of seeing and understanding the world. It aims to expand our knowledge about the universe of meanings and representations of children, focusing on dreams and the principle of hope; dialogue with critical cultural studies, aiming at the place of childhood as a critique of culture; and finally, to think of research writing in childhood as an exercise of otherness. The dream is understood as a waking and critical dream of culture as the contributions of Walter Benjamin (2006), as a hope based on Ernst Bloch (2005), and as a daydream according to Gaston Bachelard (1985). Through the contributions of the childhood sociology (SARMENTO 2005), I understanding the child as a producer of knowledge and culture, and I take poetry as the axis of translation cultures childhood (BUSSOLETTI, 2007). I take an approach through the assumptions of surrealist ethnography (CLIFFORD, 2008), possessing the dream catcher as an element of access to the childhood universe. From a writing in fragments (BENJAMIN, 2006), I think of the montage as a possible deviation, which allows me to go through a writing and poetic experience of childhood. Taking childhoods and dreams as a moment of reflexivity, the representations are revealed as testimonies of culture that awaken and evidence the cultural malaise in which we live.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectSonhospt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectChildhoodspt_BR
dc.subjectDreamspt_BR
dc.subjectRepresentationspt_BR
dc.titleTramando sonhos: infâncias e representações.pt_BR
dc.title.alternativeTrancing dreams: childhoods and representations.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7015068014950712pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação busca acessar e permitir a reflexão sobre as representações oníricas infantis e as múltiplas formas que as crianças possuem de ver e entender o mundo. Possui como objetivos: ampliar nossos conhecimentos sobre o universo de significados e representações infantis, focando-se nos sonhos e no princípio de esperança; dialogar com os estudos culturais críticos, visando o lugar de infância enquanto uma crítica da cultura; e por fim, pensar a escrita de pesquisa nas infâncias enquanto um exercício de alteridade. O sonho é compreendido enquanto sonho acordado e crítica da cultura a partir das contribuições de Walter Benjamin (2006), como esperança baseada em Ernst Bloch (2005), e ainda, como devaneio de acordo com Gaston Bachelard (1985). Por meio das contribuições da sociologia da infância (SARMENTO 2005), evidencio a criança como produtora de conhecimentos e de cultura, e assumo a poética como eixo de tradução das culturas das infâncias (BUSSOLETTI, 2007). Parto de uma abordagem de pesquisa através dos pressupostos da etnografia surrealista (CLIFFORD, 2008), possuindo o filtro dos sonhos como elemento de aproximação do universo infantil. A partir de uma escrita em fragmentos (BENJAMIN, 2006), penso a montagem como um desvio possível, que me permite transitar por uma escrita e experiência poética das infâncias. Tomando as infâncias e os sonhos enquanto um momento de reflexividade, as representações se revelam como testemunhos de uma cultura, despertam e evidenciam o mal-estar cultural em que vivemos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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