Educação inclusiva : as perspectivas das estagiárias de pedagogia sobre a sua formação
Resumo
Este estudo de mestrado agrega-se à linha de Pesquisa: Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas, do Programa de Pós -Graduação em Educação da FaE – UFPel. Tem como objetivo geral analisar a perspectiva das estagiárias do curso noturno de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas sobre sua formação para a atuar em classes inclusivas. Tenciona, também, investigar a concepção das estagiárias sobre inclusão; como caracterizam o processo de formação no tocante à inclusão, destacando possíveis evidências (positivas e negativas); dentre outros. O trabalho assume princípios de uma pesquisa descritiva. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário semiestruturado e uma entrevista semiestruturada, ambos com questões abertas. Os sujeitos participantes da pesquisa são dezesseis estagiárias, concluintes do nono semestre do curso noturno de Pedagogia da UFPel, 2016/2.Tivemos como base das análises a abordagem qualitativa, orientada pela análise de conteúdo de Badin (2009). Os aportes teóricos sustentam-se, principalmente, nos seguintes autores: Mantoan (2015), Carvalho (2004), Sassaki (2006), Saviani (2009), Garcia 1995), Nóvoa (1995), Feldkecher (2010), Pimenta (2006) e Lima (2009). A partir das análises dos dados, de
forma geral, concluímos que as estagiárias do curso de Pedagogia Noturno refletem sobre a sua formação, debatendo sobre a inclusão, ainda que ressaltem a carência de práticas e de teorias que aprofundem tal tema. O estágio final do curso veio como um suporte para repensar a formação para possibilidades de continuidade na busca de novos conhecimentos sobre inclusão. Da mesma forma, todas compreendem a relevância do tema Educação Inclusiva para a formação docente.
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