Show simple item record

dc.contributor.advisorZanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib
dc.creatorBrum, Thomáz Klug
dc.date.accessioned2019-04-29T20:23:28Z
dc.date.available2019-04-29
dc.date.available2019-04-29T20:23:28Z
dc.date.issued2018-04-26
dc.identifier.citationBRUM, Thomáz Klug. As concepções dos professores de ciências biológicas: relações entre a formação pedagógica e científica . 2018. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4385
dc.description.abstractThe present study aim to understand the pedagogical and scientific conceptions of university professors who work in a licentiate course in biological sciences, as well as to understand the relations and distance between these two axes in the process of training these teachers for the university teaching profession. According to some authors (SANTOS 2010; CAPRA, 2002; MORIN, 2003) the positivist character, which has historically established in the natural science teachers formation, still very present in the field of teacher education in biological sciences and may have an impact on the teaching practice these are some of the hypotheses that motivated researchers to investigate the themes presented. Through semi -structured interview realized with university professors from the different disciplines of the major areas of biology, we sought to identify their understandings about teaching, pedagogical knowledge, methodologies, challenges of the education room, as well as their understanding of science, its evolution, its statements, the logic of its construction, its relation with society. The studies of Cunha (2000, 2007), Pimenta (2010), Almeida (2012), Veiga (2012) and Pérez-Goméz (1998), Santos (2004, 2010), Mayr (2005), Morin (2003) and others, supported the data analysis. The findings pointed out that the teaching of biology in the graduation course is based on the transmission of a static, ahistorical and timeless knowledge, prevailing the valorization of the knowledge of the specific scientific field on the pedagogical knowledge. It was also highlights that, despite understanding the needs of disruption with traditional teaching practices, teachers have few methodological and evaluative alternatives to put into practice, the result of a deficient pedagogical preparation in the scope of post-graduation, aggravated by the understanding that it suffices the scientific knowledge of the discipline to know how to teach it.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectConcepção científicapt_BR
dc.subjectConcepção pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectScientific conceptionpt_BR
dc.subjectPedagogical conceptionpt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.titleAs concepções dos professores de ciências biológicas: relações entre a formação pedagógica e científica.pt_BR
dc.title.alternativeThe conceptions of teachers of biological sciences: relations between pedagogical and scientific formation.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8353347714652817pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca compreender quais são as concepções pedagógicas e científicas de docentes universitários que atuam em um curso de licenciatura em ciências biológicas, bem como, entender as relações e distanciamentos entre estes dois eixos no processo de formação desses docentes para o magistério superior. De acordo com alguns autores (SANTOS 2010; CAPRA, 2002; MORIN, 2003), entende -se que ainda está muito presente no campo da formação de professores em ciências biológicas o caráter positivista, oriundo das ciências naturais, que historicamente se instaurou e que pode vir a impactar o exercício da docência, sendo esta uma das hipóteses que motivaram os pesquisadores a investigar as temáticas apresentadas. Por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes universitários das diferentes disciplinas das grandes áreas da biologia, procurou-se identificar suas compreensões sobre ensino, saberes pedagógicos, metodologias, desafios da educação, bem como, sua compreensão de ciência, sua evolução, seus enunciados, a lógica de sua construção, sua relação com a sociedade. Os estudos de Cunha (2000, 2007), Pimenta (2010), Almeida (2012), Veiga (2012) e Pérez-Goméz (1998), Santos (2004, 2010), Mayr (2005), Morin (2003) e outros sustentaram a análise dos dados. Os achados apontaram que o ensino de biologia no curso de licenciatura está pautado na transmissão de um conhecimento estático, a-histórico e atemporal, prevalecendo a valorização do saber do campo científico específico sobre o conhecimento pedagógico. Evidenciou-se também que, apesar de compreenderem as necessidades de rompimento com práticas tradicionais de ensino, os professores possuem poucas alternativas metodológicas e avaliativas para pôr em prática, fruto de uma preparação pedagógica deficitária no âmbito da pós-graduação, agravada pelo entendimento de que basta o saber científico da disciplina para saber ensiná-lo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record