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dc.contributor.advisorSilva, Márcia Alves da
dc.creatorValiente, Vanise Regina Bitencourt
dc.date.accessioned2019-04-29T20:25:12Z
dc.date.available2019-04-29
dc.date.available2019-04-29T20:25:12Z
dc.date.issued2018-03-20
dc.identifier.citationVALIENTE, Vanise R. Bitencourt. Histórias de vida de mulheres idosas: um novo espaço de aprendizagem – UNATI/UFPel, 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4387
dc.description.abstractWith the intention to integrate quality of life, in addition to social and educational inclusion, in 2016, the Federal University of Pelotas (Universidade Federal de Pelotas, UFPEL) began to offer an Institutional Development Program with non -regular courses for people aged 60 or over, named UNATI, Universidade Aberta à Terceira Idade(Open University for studies on the elderly). The course program expresses a manner of thinking the aging process from a new perspective that legitimize continuous development. Purposing to understand the goals of the women who entered UNATI, the research contemplated the understanding of aging and new ways of learning from it. The study was based on data collected from interviews on the oral history of lives of these older women, as well as, in narratives expressed in the subject: Aging and quality of life: the dynamics of contemporary life, which was provided by the researcher. The research is anchored in female authors who work on the aging theory and the women’s role in several contexts that constitute gender reference in this study. From the narratives, it was possible to notice that these women had different life stories and, as a consequence, different ways of face the aging process. Throughout life, they coped with male world to earn their places by means of resistance and courage to search for themselves, considering their own desires and wishes. They occupied spaces of new learning experiences, with possibilities of sociability, rediscovering new paths and amazements. Although UNATI/UFPEL is nowadays an initial project, the research supports the need for society to take further steps towards the responsibility to integrate the growing aging population in biological, social, environmental, cognitive and psycho-affective aspects.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAgingpt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.titleHistórias de vida de mulheres idosas: um novo espaço de aprendizagem - UNATI/UFPel.pt_BR
dc.title.alternativeLife histories of older women: a new learning space UNATI/UFPel.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1609376820524081pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9365305712032453pt_BR
dc.description.resumoCom intuito de integrar qualidade de vida, além de inclusão social e educacional, no ano de 2016, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passou a oferecer um Programa de Desenvolvimento Institucional, com cursos não regulares para pessoas com 60 anos ou mais, denominado UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade. O programa expressa um modo de pensar o envelhecimento a partir de um novo paradigma que legitima o processo de desenvolvimento contínuo. Com o objetivo de compreender qual o propósito das mulheres idosas que ingressaram na UNATI, a pesquisa contemplou uma compreensão do envelhecimento e suas novas formas de aprendizagem. A investigação se baseou em dados coletados a partir de entrevistas realizadas acerca da história oral de vida das idosas, bem como em relatos expressados na disciplina Envelhecimento e qualidade de vida: a dinâmica da vida contemporânea, a qual foi ministrada pela pesquisadora. A pesquisa está ancorada em autoras que trabalham a teoria do envelhecimento e autoras que dissertam sobre o papel das mulheres em vários contextos que constituem o referencial de gênero nesta investigação. A partir das narrativas, foi possível evidenciar que mulheres com diferentes trajetórias encaram o envelhecimento de maneiras distintas. Ao longo de suas vidas, enfrentaram o mundo dos homens para ocupar o seu lugar, por meio da resistência e coragem para ir em busca de si, levando em conta seus desejos e vontades. Ocuparam espaços de novas aprendizagens com possibilidades de convivência, redescobrindo novos caminhos e encantos. Embora a UNATI/UFPel seja, no momento, um projeto embrionário, a pesquisa corrobora com a necessidade de que a sociedade avance e assuma a responsabilidade de integrar a população que envelhece em número considerável a partir de aspectos biológicos, sociais, ambientais, cognitivos e psicoafetivos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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