dc.contributor.advisor | Bussoletti, Denise Marcos | |
dc.creator | Martins, Felipe da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T20:25:57Z | |
dc.date.available | 2019-04-29 | |
dc.date.available | 2019-04-29T20:25:57Z | |
dc.date.issued | 2018-02-06 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Felipe Silva. É pela arte toda, pela história de vida: as representações da música nas Vivências Griô, da Mestra Sirley Amaro. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4388 | |
dc.description.abstract | The research " It is for the whole art, for the history of life: The representations of the music in Vivências Griô of the Master Sirley Amaro" aim to understand the representations of the music of Mister Griô Sirley Amaro . For this, it proceeds through a qualitative approach to research through the proposal of surrealist ethnography. In the perspective of remembering the facts that occurred in the construction of individual and social life, they propose the meetings between education, the reminiscing, music and
performance in master’s practices, which she calls "Vivências Griô". The reflections are inspired by the contributions of Walter Benjamin in dialogue with authors in the fields of Education, Sociology, Ethnomusicology, Anthropology and Social Psychology respectively, Miguel Arroyo, Boaventura de Souza Santos, Alan Merriam, John Blacking, James Clifford, Mary Jane Spink and Serge Moscovici. It is observed that the representations of Mestra's music anchor and objectify the feelings and the identity signs of the African culture that base the resistance of their narratives and put orality, performance and music as key factors in the construction of an Other Pedagogy. This makes it possible to conclude that the representations of music understood a performance of resistance and that, in the field of education, can be contrasted with any and all forms of invisibility of knowledge and the oral tradition historically and culturally built up. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Mestre Griô | pt_BR |
dc.subject | Narrativas populares | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Etnopedagogia musical | pt_BR |
dc.subject | Popular narratives | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Musical ethnopedagogy | pt_BR |
dc.title | É pela arte toda, pela história de vida: as representações da música nas Vivências Griô, da Mestra Sirley Amaro. | pt_BR |
dc.title.alternative | It is for the whole art, for the history of life: The representations of the music in Vivências Griô of the Master Sirley Amaro. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4115190263903268 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3000225561008826 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação “É pela arte toda, pela história de vida: As representações da música nas Vivências Griô, da Mestra Sirley Amaro” possui como objetivo apreender as representações da música da Mestra Griô Sirley Amaro. Para tanto, procede por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa através da proposta da etnografia surrealista. Na perspectiva de recordar os fatos ocorridos na construção da vida individual e social, este trabalho propõe o encontro entre a educação, o rememorar, a música e a performance nas práticas da Mestra, que ela denomina como “Vivências Griô”. As reflexões se inspiram nas contribuições de Walter Benjamin em diálogo com outros autores nos campos da
Educação, Sociologia, Etnomusicologia, Antropologia e Psicologia Social, respectivamente, Miguel Arroyo, Boaventura de Souza Santos, Alan Merriam, Jonh Blacking, James Clifford, Mary Jane Spink e Serge Moscovici. Observa -se que as representações da música da Mestra ancoram e objetivam sentimentos e signos identitários da cultura africana que fundamentam a resistência de suas narrativas e colocam a oralidade, a performance e a música, como fatores chaves na construção de uma Outra Pedagogia. O que possibilita concluir que as representações da música nas práticas da Mestra Sirley Amaro podem ser apreendidas como uma performance de resistência no campo da educação, contrapostas a toda e qualquer forma de invisibilização dos saberes e da tradição oral histórica e culturalmente edificadas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |