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dc.contributor.advisorFrison, Lourdes Maria Bragagnolo
dc.creatorPranke, Amanda
dc.date.accessioned2019-05-02T23:14:39Z
dc.date.available2019-05-02
dc.date.available2019-05-02T23:14:39Z
dc.date.issued2018-03-26
dc.identifier.citationPRANKE, Amanda. Conhecimentos do contexto e estratégias autorregulatórias mobilizadas na resolução de problemas de Matemática por estudantes de uma escola agrícola. 2018. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4393
dc.description.abstractThis research aimed to identify and analyse the context knowledge and the strategies mobilized in the self-regulatory process for the resolution of Mathematics problems by elementary students of an agricultural school. This research is based on the self-regulation of learning, which is understood as a process in which students activate and maintain their cognition, behaviour and affections to reach the goals. A case study was carried out with a group of six elementary students of an agricultural school in São Lourenço do Sul/RS, focusing on the interview through the execution of tasks of solving mathematical problems, as an instrument for evaluation and promote self-regulation of learning. The students were questioned, before and after the problem resolution, and observed in order to understand the mathematical reasoning used and the mobilized strategies. The data collected were submitted to discursive textual analysis and the results obtained were divided into two analysis axes. The first axes deals on the motivational beliefs and context knowledge mobilized by the students and the second one reveals the types of self-regulatory strategies used by students over the research. The articulation between the two axes revealed that the task development interview prompted the students' reflection on the experiences in the agricultural context, which contributed to the motivation and mobilization of the context knowledge, thus promoting the self-regulatory strategies use. Thus, the defended thesis is that the participating students in this research solve mathematical problems, mobilizing different self-regulatory strategies, articulated to the calculations that usually use in daily activities in the agricultural context, which keeps them motivated and allows them to make transfers and establish relationships, finding faster and more effective solutions to the problems that arise in the school context.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem autorreguladapt_BR
dc.subjectConhecimentos do contextopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectResolução de problemas de matemáticapt_BR
dc.subjectSelf-regulated learningpt_BR
dc.subjectContext knowledgept_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectMathematical problem solvingpt_BR
dc.titleConhecimentos do contexto e estratégias autorregulatórias mobilizadas na resolução de problemas de Matemática por estudantes de uma escola agrícola.pt_BR
dc.title.alternativeContext Knowledge and self-regulatory strategies used in solving mathematical problems by students of an agricultural school.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8925293064700979pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3997773314507845pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Simão, Ana Margarida da Veiga
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7219013507425189pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar os conhecimentos do contexto e as estratégias mobilizadas no processo autorregulatório, para a resolução de problemas de Matemática por estudantes de Ensino Fundamental de uma escola agrícola. Esta investigação está alicerçada na autorregulação da aprendizagem, a qual é entendida como um processo em que os estudantes ativam e mantêm sua cognição, comportamento e afetos para atingirem as metas. Realizou-se um estudo de caso com uma turma de seis estudantes de Ensino Fundamental de uma escola agrícola de São Lourenço do Sul/RS, tendo como foco a entrevista, mediante a execução de tarefas de resolução de problemas de Matemática, enquanto instrumento de avaliação e promoção da autorregulação da aprendizagem. Os estudantes foram questionados, antes e depois da resolução do problema, e observados, a fim de se perceber o raciocínio matemático utilizado e as estratégias mobilizadas. Os dados coletados foram submetidos à análise textual discursiva e os resultados obtidos divididos em dois eixos de análise. O primeiro eixo aborda as crenças motivacionais e os conhecimentos do contexto mobilizados pelos estudantes e o segundo revela os tipos de estratégias autorregulatórias utilizadas pelos estudantes ao longo da pesquisa. A articulação entre os dois eixos revelou que a entrevista com tarefa potencializou nos estudantes a reflexão sobre as vivências no contexto agrícola, o que contribuiu para a motivação e mobilização dos conhecimentos do contexto, promovendo, assim, o uso de estratégias autorregulatórias. Posto isso, defende-se a tese de que os estudantes participantes desta pesquisa resolvem problemas de Matemática, mobilizando diferentes estratégias autorregulatórias, articuladas aos cálculos que usualmente utilizam nas atividades diárias no contexto agrícola, o que os mantém motivados e os permite fazer transferências e estabelecer relações, encontrando soluções mais rápidas e eficazes para os problemas que surgem no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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