Show simple item record

dc.contributor.advisorHypolito, Alvaro Luiz Moreira
dc.creatorSilva, Simone Gonçalves da
dc.creator
dc.date.accessioned2019-05-02T23:16:05Z
dc.date.available2019-05-02
dc.date.available2019-05-02T23:16:05Z
dc.date.issued2018-03-22
dc.identifier.citationSILVA, Simone Gonçalves da. Governamentalidade neoliberal, educação e modos de subjetivação: o discurso do ENEM. 2018. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4397
dc.description.abstractThis dissertation deals with the National Test of High School level (ENEM), taken as one of the modalities of Brazilian national education evaluation, within the scope of curricular restructuring in High School and the selective process of entrance to Higher Education. The aim of this study is to analyze how the ENEM discourses produce effects in the high school curriculum and establish new meanings about the processes of teaching, learning and knowing in the contemporary world. The research as a post-critical inspiration establishes connections with the Foucauldian approaches, using the notions of discourse and governmentality. Methodologically, the research is structured in two investigative moves. The first one refers to the problematization of the media discourses that institute the ENEM as a necessary evaluation both to qualify the High School and for the insertion of the youths into Higher Education. The selected discursive corpus involves the official videos broadcast by the open TV, released in 2009, on the changes in the ENEM and the Project "Time of the ENEM", released in April 2016, totalizing sixteen (16) videos. The second move of investigation considers the effects of such discourses on the High School students. For this purpose, a collective interview was conducted as data collection, carried out with groups of students in two public educational institutions in the city of Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brazil. The analyses carried out indicate that the ENEM has been constituted as a neoliberal governmentality strategy sustained by three main analytical axes: 1) the mechanisms of seduction that ENEM puts in operation through the media; 2) the discourse of opportunity as a Salvationist rhetoric that emphasizes the contemporary obsession with education; and, lastly, 3) the effects on the curriculum: emphasis on learning and the displacement of teachers to new pedagogical practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectPolíticas avaliativaspt_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEvaluation policiespt_BR
dc.subjectDiscoursespt_BR
dc.subjectGovernmentalitypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleGovernamentalidade neoliberal, educação e modos de subjetivação: o discurso do ENEMpt_BR
dc.title.alternativeNeo-liberal governmentality, education and modes of subjectivation: the discourse of the ENEM.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6170208004906513pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535pt_BR
dc.description.resumoEsta Tese aborda o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tomado como uma das modalidades de avaliação nacional da educação brasileira, no âmbito da reestruturação curricular no Ensino Médio e do processo seletivo de ingresso à Educação Superior. O estudo objetiva analisar como os discursos do ENEM produzem efeitos no currículo do Ensino Médio e passam a instituir novos sentidos e significados sobre os processos de ensinar, aprender e conhecer na contemporaneidade. A pesquisa de inspiração pós-crítica estabelece conexões com os estudos foucaultianos, utilizando-se das noções de discurso e de governamentalidade. A pesquisa está estruturada metodologicamente em dois movimentos investigativos. O primeiro refere-se à problematização dos discursos de mídias que instituem o ENEM como uma avaliação necessária tanto para qualificar o Ensino Médio, quanto para a inserção dos sujeitos na Educação Superior. O corpus discursivo selecionado envolve os vídeos veiculados pela TV aberta, a partir do ano de 2009, sobre as mudanças no ENEM e o Projeto “Hora do ENEM”, lançado em abril de 2016, totalizando 16 vídeos. O segundo movimento de investigação considera os efeitos de tais discursos junto aos discentes do Ensino Médio. Para tal, utiliza-se do grupo de conversas, como coleta de dados, realizada em duas instituições públicas de ensino no município de Rio Grande, Rio Grande do Sul/Brasil. As análises empreendidas denotam que o ENEM tem-se constituído como uma estratégia de governamentalidade neoliberal sustentada por três grandes eixos analíticos: 1) os mecanismos de sedução que o ENEM coloca em funcionamento por meio da mídia; 2) o discurso da oportunidade como uma retórica salvacionista que enfatiza a obsessão contemporânea pela educação; e, por último, 3) os efeitos no currículo: ênfase na aprendizagem e no deslocamento dos docentes para novas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record