Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorVieira, Jarbas Santos
dc.creatorGonçalves, Vanessa Bugs
dc.date.accessioned2019-05-02T23:17:14Z
dc.date.available2019-05-02
dc.date.available2019-05-02T23:17:14Z
dc.date.issued2018-03-08
dc.identifier.citationGONÇALVES, Vanessa Bugs. Táticas e estratégias: uma desconstrução da noção de indisciplina no cotidiano escolar. 2018. 153f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4399
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to deconstruct the notion of indiscipline and to understand it as complex, inventive and creative. In order to do so, we analyzed the disciplinary devices and the tactics used by students to escape the disciplinary impositions imposed at the school. The theoretical framework is based on the concepts of tactics and strategies, using the author Michel de Certeau. In addition, it brings the concept of power, from Michel Foucault, to problematize the relations between tactics and strategies. These concepts are understood as components for thinking the strategies of the institutions and the tactics of the students. The methodology of this thesis consists of a qualitative approach, and the instruments of data collection used are conversations and observations about the daily life of the students. We investigated elementary and middle school in order to identify the students 'and students' tactics in school life, marked by order and discipline, characteristics of school institutions. It is perceived a daily marked by inventions of students, breaking with normalization, but also, devices and discourses are identified that aim not only to control the student, but also to moralize them.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectTáticaspt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectTacticspt_BR
dc.subjectPower relationspt_BR
dc.titleTáticas e estratégias: uma desconstrução da noção de indisciplina no cotidiano escolarpt_BR
dc.title.alternativeTactics and strategies: a deconstruction of the notion of indiscipline in everyday school life.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8940675057119323pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Feijó, José Roberto de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254950421732226pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta tese é desconstruir a noção de indisciplina e entendê-la como complexa, inventiva e criadora. Para tanto, analisaram -se os dispositivos disciplinares e as táticas utilizadas pelos alunos e alunas para escapar das imposições disciplinares instituídas na escola. O referencial teórico tem como base os conceitos de táticas e estratégias, valendo-se de Michel de Certeau. Entende-se esses conceitos como componentes para pensar as estratégias das instituições e as táticas dos alunos. Além disso, traz o conceito de poder, a partir de Michel Foucault, para problematizar as relações entre táticas e estratégias. A metodologia desta tese consiste em uma abordagem qualitativa, sendo que os instrumentos de coleta de dados utilizados são conversas e observações acerca do cotidiano dos alunos. Foram investigadas escolas de educação infantil, fundamental e médio, no intuito de identificar as táticas dos alunos e das alunas no cotidiano escolar, marcado por ordem e disciplina, características das instituições escolares. Percebe-se um cotidiano marcado por inventividades dos alunos, rompendo com a normalização, mas também, identificam-se dispositivos e discursos que visam não só a controlar o fazer discente, mas também a moralizá-los.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem